A um mês do início do verão, Santa Catarina tem apenas 67% das praias próprias para banho, conforme o último relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A análise, referente a semana de 13 a 17 de novembro, mostrou que dos 237 pontos analisados, 161 estavam próprios.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O relatório revelou uma piora na balneabilidade em relação à semana anterior, entre 6 e 10 de novembro, quando o Estado tinha 180 pontos próprios para banho — 77,64%.
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 69 estão adequados para banho, o que equivale a 79,31%. Na semana anterior, a proporção era de mais de 87%.
O IMA alerta que não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24 a 48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, como ocorreu na última semana. Isso porque a chuva pode arrastar material contaminado, comprometendo a qualidade das águas para o banho.
Continua depois da publicidade
Como é feito o relatório de balneabilidade em SC
Conforme o IMA, as amostras foram divididas em dois dias devido ao feriado de Proclamação da República. No dia 16, em função das fortes precipitações, raios e alagamentos, alguns pontos no sul e na Lagoa da Conceição não foram coletados: pontos 37, 38, 43, 61, 62, 33, 73, 75, 89, 35 e 71.
Já no município de Governador Celso Ramos, as amostras de oito pontos não obedeceram o prazo de entrega estabelecido para os ensaios laboratoriais.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.
As amostras são coletadas no seguintes municípios: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Continua depois da publicidade
Leia também
O médico que criou os primeiros trajes de surf no Brasil em um vilarejo sem luz em SC
FOTOS: veja as imagens da primeira piscina de ondas artificiais do Sul do Brasil, recém-inaugurada