Santa Catarina tem 6 cidades entre as 50 com maior número de mortes por coronavírus a cada mil habitantes no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde, compilados até a noite de quarta-feira desta semana. Entre as cidades catarinenses, cinco são do Oeste e uma da região Sul.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
A primeira da lista no país é Parisi, no interior de São Paulo. Em segundo, está a catarinense Marema, cidade de 1.797 habitantes, segundo estimativa do IBGE, e que registrou 10 óbitos por covid-19 na pandemia, o que corresponde ao índice de pouco mais de 5 mortes a cada 1 mil moradores.
Dessas 10 mortes, nove ocorreram desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando o Oeste se tornou epicentro do colapso no sistema de saúde em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Foram 5 homens e 4 mulheres, com idades entre 32 e 82 anos, que morreram entre 24 de fevereiro e 5 de abril. Até então, Marema tinha registrado somente a morte de um homem de 88 anos, no dia 2 de junho do ano passado.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Procurada pelo Diário Catarinense, a prefeitura disse que está ciente sobre a grave realidade do município, especialmente com “a segunda onda de contágio”, mas que não tinha conhecimento sobre a sua posição no ranking nacional. Também falou que tomou providências para reduzir os índices e que, nesta quinta-feira (8), havia apenas dois casos ativos de Covid-19 e outros dois em investigação.
> O que é a proxalutamida, remédio citado por Bolsonaro contra a Covid-19
> Casamentos coletivos presenciais vão unir 25 casais em um mês em Camboriú; entenda cerimônia
Através de nota, a prefeitura se solidarizou com todas as famílias que enfrentam a doença e sofrem por consequência dela, e também mencionou que busca aprimorar todos os atendimentos e que “o apoio de todos os profissionais da saúde e consciência da população, assim como o encaminhamento mais célere e efetivo aos afetados, possibilitou a melhora considerável do quadro”.
> Filho morre durante enterro do pai que faleceu de Covid-19 em Jaraguá do Sul
O município também frisou que tem mais habitantes ativos do que o informado pelo Ministério da Saúde e afirmou que as ações de fiscalização, prevenção e conscientização serão mantidas “intensamente a fim de evitar um retrocesso”.
Continua depois da publicidade

Clique e veja dados no Painel do Coronavirus
Mais 5 cidades de SC
A lista das 50 cidades com mais óbitos por mil habitantes tem ainda as catarinenses União do Oeste, Ouro Verde, Irati e Quilombo, da Oeste, além de Pedras Grandes, no Sul do Estado.
Com índice de 4 óbitos a cada mil moradores, União do Oeste, que fica próximo a Chapecó, era a 11ª do país até quarta-feira. A cidade tem 2,4 mil habitantes e registrou 11 óbitos na pandemia, dos quais 9 ocorreram em apenas um mês: entre 3 de março e 3 de abril. Até 12 de dezembro do ano passado, a cidade não tinha registrado nenhuma morte.
Ouro Verde, também no Oeste, apresenta um índice de 4 mortes a cada mil moradores e está em 20ª no ranking nacional. A cidade de 2,2 mil habitantes fica situada na região de Xanxerê, e teve 9 óbitos na pandemia, ocorridos entre 16 de julho do ano passado e 16 de março deste ano.
Santa Catarina registra novas 151 mortes por covid-19 nesta quinta-feira
Outra cidade da lista é Irati, próxima a Chapecó, que tem 1,9 mil moradores. É a 43ª no país com 3 mortes para cada mil moradores. Foram 7 óbitos na pandemia, quatro deles apenas entre 21 de fevereiro e 4 de março deste ano.
Continua depois da publicidade
Cidade mais populosa a figurar entre as 50 do país com mais óbitos proporcionais ao número de habitantes está Quilombo, também nas redondezas de Chapecó. A cidade tem 35 óbitos na pandemia entre os 9,8 mil moradores, e se tornou a 48º do país com índice de 3 mortes a cada mil pessoas. Das 35 mortes na pandemia, 24 ocorreram apenas de fevereiro a abril, quando a região Oeste viveu a maior crise hospitalar.
A última a completar a lista de 50 cidades com mais mortes por habitante no país é Pedras Grandes, na região de Tubarão. Foram 14 óbitos entre os 3,9 mil moradores, o que corresponde a um índice de 3 em cada 1 mil pessoas. Diferente das demais cidades catarinenses da lista, a maior parte das mortes de Pedras Grandes ocorreu no ano passado, foram 9 diante de 5 ocorridas entre março e abril deste ano.
As cidades catarinenses entre as 50 com maior índice proporcional de óbitos por morador apresentam uma taxa entre 2 a 3 vezes maior do que a média estadual. Com 11.759 óbitos por covid-19 confirmados até a noite desta quinta-feira, Santa Catarina tem um índice de 1,62 morte a cada mil moradores. No Brasil, a taxa é de 1,64 a cada mil pessoas.
Leia também
Coronavac é efetiva contra variante brasileira, mostra estudo
11 pessoas morreram em SC à espera de leitos de UTI nos primeiros sete dias de abril
Chegada de novas doses permite vacinação de pessoas com mais de 65 anos contra Covid-19 em SC