Santa Catarina teve 42 candidaturas consideradas inaptas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número representa 4,23% dos 991 nomes que se inscreveram para concorrer a algum cargo público nas eleições de outubro. A análise dos registros foi finalizada nesta quinta-feira (16) pelo tribunal. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Entre as candidaturas consideradas inaptas, 35 foram renúncias, ou seja, de candidatos que desistiram de participar do pleito. Entre eles há 19 deputados estaduais, nove deputados federais, três 2º suplentes, dois 1º suplente, um candidato a vice-governador e uma candidata ao senado, 

O número é 40% maior que em 2018, quando 25 candidatos renunciaram antes das eleições, conforme dados do TRE. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Continua depois da publicidade

Também há cinco candidaturas que tiveram o pedido indeferido: dois deputados federais, dois suplentes e um candidato a deputado estadual. 

Em três dos casos o motivo foi a ausência de requisito de registro, por motivos de filiação fora do prazo, falta de comprovante de alfabetização e pela Lei da Ficha Limpa – o candidato foi condenado por estelionato e não teria cumprido os oitos anos necessários para, então, participar do pleito. 

Já os suplentes do PSC tiveram a candidatura indeferida por fazerem parte da chapa de Chris Stuart, que desistiu de concorrer ao senado para que o partido se mantivesse na coligação que apoia o atual governador Carlos Moisés. 

Como as eleições dividem os atuais suplentes ao Senado de SC

Por fim, há dois cancelamentos: a do 1º suplente Nazareno Setembrino Martins, onde o pedido de registro apresentava ele como filiado ao Republicanos, mas o político é filiado ao Podemos. Com isso, o registro inicial foi cancelado e ele teve a candidatura registrada em um processo à parte.

Continua depois da publicidade

O segundo é do candidato a vice-governador Eron Giordani que, em um primeiro momento, teve o registro indeferido por conta de um suposto processo por improbidade administrativa. Porém, como ainda não há condenação, a candidatura foi aceita pelo TRE, em um novo registro. 

SC ainda tem 55 candidaturas pendentes 

Os dados apontam, ainda, que Santa Catarina tem 55 candidaturas ainda pendentes de julgamento, apesar de serem consideradas aptas a disputar as eleições. Dessas, três são de candiatos ao governo: Carlos Moisés (Republicanos), Leandro Borges (PCO) e Ralf Zimmer (PROS). Os vice-governadores, consequentemente, também aguardam a análise. 

Também esperam julgamento 22 candidatos a deputado estadual, 18 deputados federal, três senadores e seis suplentes. 

O prazo para análise das candidaturas havia finalizado na segunda-feira (12). Porém, segundo o TRE-SC, o processo terminou esta quinta-feira já que faltavam “diligências a serem preenchidas pelos próprios partidos e coligações até o julgamento da causa”.

Continua depois da publicidade

Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também: 

Direita de SC gasta mais com anúncios políticos em redes sociais; veja top-20

Candidatos de SC reciclam jingles e entram na onda do sertanejo na eleição de 2022; ouça