O novo relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira (22) aponta que 32% dos pontos analisados no litoral catarinense estão impróprios para banho. As amostras foram coletadas pelo IMA entre os dias 18 e 22.
Continua depois da publicidade
> Praia própria para banho em SC não é sinal para aglomeração, alerta IMA
Com 68% dos pontos próprios, o número mostra estabilidade em relação ao último relatório, divulgado na semana passada.
Em Florianópolis, 64 pontos estão próprios para banho, o que representa 73,6%. No restante do litoral, 93 apresentaram resultados positivos para balneabilidade, o que indica 64,6%. Em comparação ao relatório anterior, 10 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
A pesquisa de qualidade das águas é realizada nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
Continua depois da publicidade
O estudo examina a quantidade de bactérias chamadas coliformes fecais presentes nas amostras de água coletadas e só considera o local próprio para banho quando, em cinco semanas seguidas, o número desses microrganismos fica abaixo de 800 a cada 100 ml de água. Essas bactérias encontradas na água, vivem no intestino humano.
Veja o mapa de balneabilidade
As bandeiras de cor azul representam os locais próprios para banho, enquanto as bandeiras vermelhas, os pontos impróprios.