Ao menos 22 pessoas aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina neste domingo (10). É o que apontam os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A situação mais crítica está nas UTIs pediátricas, onde 10 crianças aguardam por uma vaga.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Dos pequenos, nove possuem alguma doença respiratória. O décimo caso é devido à necessidade de um serviço especializado de UTI para outra patologia.
O Sul do Estado é a região com o maior número de pacientes: quatro no total. Em seguida vêm a Grande Florianópolis e o Vale do Rio Itajaí, com dois pacientes cada, e o Meio-Oeste e Grande Oeste, com um paciente cada.
Neste domingo, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas estava em 96,69% – dos 121 leitos ativos, 117 estavam ocupados. Além disso, ao menos 11 dos internados estavam com Covid-19.
Continua depois da publicidade
Nas UTIs neonatal, são três pacientes à espera de um leito de UTI, dois deles por doenças respiratórias. Ele estão divididos nas regiões do Vale do Rio Itajaí (2) e Meio-Oeste (1).
Todos os leitos destinados para o atendimento neonatal estavam ocupados neste domingo em Santa Catarina.
Por fim, em relação aos adultos, o Estado tinha nove pacientes à espera de um leito de UTI e um que já possui leito ofertado, mas que aguarda os trâmites para a transferência. Destes, dois eram devido a doenças respiratórias, enquanto o restante aguarda para tratamento de outras patologias.
O Planalto Norte e Nordeste é a região com o maior número de pacientes à espera, com sete. Em seguida vêm o Grande Oeste, com dois, e a Serra com um. A taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto é de 98,12%, com 15 vagas disponíveis.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Bebê de seis meses com Covid morre aguardando leito de UTI em SC
SC prevê novos casos de varíola dos macacos com período de férias de inverno
Em sete meses, SC registra 12 vezes mais mortes por dengue do que em 2021