Santa Catarina possui 143 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, segundo o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgado nesta semana. O número cresceu 21% em relação ao mesmo período de 2022, quando 118 cidades estavam nesta condição na quinta semana epidemiológica do ano.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com o órgão, a definição de infestação é realizada a partir da disseminação e manutenção dos focos do mosquito. De 1º de janeiro a 04 de fevereiro de 2023 foram identificados 7.787 focos do Aedes aegypti em 171 municípios.

Apesar do aumento de locais infestados, a quantidade total de focos caiu em relação ao ano anterior. A diminuição é de 15,4%, considerando que no mesmo período de 2022 era 9.209 focos em 169 municípios.

Mapa de municípios infestados pelo mosquito da dengue, atualizado em 4 de fevereiro. (Imagem: Divulgação/Dive)

Ainda conforme o boletim, Santa Catarina já recebeu 2.099 notificações de casos suspeitos de dengue até 4 de fevereiro. Desses, 142 foram confirmados, 1.230 foram descartados e 727 permanecem como casos
suspeitos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade de casos confirmados caiu 12%.

Continua depois da publicidade

Mais de 300 casos de queimaduras por água-viva são contabilizados por dia em SC neste verão

Do total de pacientes com dengue até o momento, 91 tiveram transmissão do vírus dentro do Estado e são considerados casos autóctones. Eles estão distribuídos em 15 municípios de Santa Catarina.

Palhoça, na Grande Florianópolis, lidera o ranking de cidades com casos confirmados de dengue. Já são 43 pacientes infectados. Na sequência estão Florianópolis, com 17 registros, e Joinville, com 14.

A Dive também confirmou dois casos de chikungunya neste ano e mantém nove suspeitas de zika vírus. Essas duas doenças também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Leia também

O que é insolação, quais os sintomas e como prevenir

Vídeo: idoso recebe visita de cachorra de estimação e comove hospital em Blumenau