Ao menos 125 pacientes com Covid-19 aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina no momento. Os números atualizados na segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde confirmam a tendência de queda nas últimas semanas, após a fila chegar perto de 400 pacientes no mês passado, mas mostram que a lotação ainda afeta um grande número de hospitais.
Continua depois da publicidade
>> Painel do Coronavírus: veja todos os dados sobre a doença em SC
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Conforme o boletim do Estado, além dos 125 pacientes aguardando um leito de UTI, outras 52 pessoas infectadas com o coronavírus, porém com sintomas menos severos, esperam uma vaga em leitos clínicos. No dia 1º de abril o tamanho da fila de espera em SC era duas vezes maior, com 280 pacientes esperando UTIs e 108 leitos clínicos.
Três regiões do Estado já conseguiram zerar a fila de espera por vagas em UTIs: Grande Florianópolis, Serra e Oeste, na região de Chapecó. Por outro lado, a situação mais complicada está na região de Joinville, onde 60 pacientes esperam um leito no momento. Somente na UPA Leste de Joinville são mais de 30 pessoas aguardando por uma vaga de UTI ou enfermaria.
Continua depois da publicidade
Os dados são coletados e divulgados pela Central de Regulação da saúde em SC, que acompanha todos os pedidos de transferência de pacientes. Com o sistema de saúde catarinense sobrecarregado desde fevereiro, a fila de espera passou a ser atualizada todos os dias pelo governo.
Conforme os números atualizados nesta segunda (12), Santa Catarina registrou mais 83 mortes por Covid-19 e totaliza 12.099 perdas por consequência da doença desde o início da pandemia. O Estado também somou 4.687 novos diagnósticos positivos de coronavírus e acumula 839,1 mil casos.
Leia mais
SC atinge 1 milhão de vacinados contra Covid-19 em meio a cenário ainda delicado da pandemia
Paulo Gustavo completa um mês internado na luta contra a Covid-19