Santa Catarina tem 11 cidades na categoria A do Mapa do Turismo brasileiro, divulgado na quarta-feira (18) pelo governo federal. Além de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema e Joinville, que já figuravam na lista, outros seis municípios foram reclassificados: Blumenau, Chapecó, Garopaba, Imbituba, Itajaí e Penha.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nota máxima da classificação considera indicadores como a geração de emprego e renda no setor, arrecadação de impostos e número de visitantes nacionais e internacionais. No Brasil, apenas 145 municípios estão nesta categoria entre os 5.570 existentes.

Cidades de SC na categoria A

Continua depois da publicidade

Categoria A

Neste ano, em todo Brasil, 129 cidades foram elevadas à categoria A, além das 27 capitais. A atualização da categorização do Mapa, segundo o Ministério do Turismo, representa 151% de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e de empregos no setor.

De acordo com o Ministério do Turismo, também houve aumento de municípios nas categorias “B” (+29,8%), “C” (+27,4%) e “D” (+24,3%). O Mapa do Turismo serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais

Critérios necessários para integrar o mapa

  • Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
  • Contar com uma Lei Orçamentária específica;
  • Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;
  • Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
  • Assinar um termo de compromisso;
  • Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Leia também

Florianópolis está entre os 25 destinos do mundo mais procurados para 2025

Saiba quais os melhores dias e horários para pegar a estrada em SC no Natal