O estado de Santa Catarina superou a meta de entrega de declarações de Imposto de Renda em 2016 até o fechamento do prazo, na última sexta-feira dia 29 de abril. Eram esperados 1.15 milhão de documentos e a Receita Federal em SC recebeu 6.768 a mais. Ainda assim não é possível afirma que todos os catarinense que precisam declarar seus rendimentos cumpriram o prazo. Segundo o supervisor do programa do Imposto de Renda em Santa Catarina, Odimar Alves, o número de declarações esperados é uma projeção.

Continua depois da publicidade

— Essa meta é uma projeção de com base no histórico de declarações entregues nos anos anteriores e com base na economia. Então, pode ser que ainda tenham pessoas que não declararam e tenham perdido prazo — explica Alves.

No Brasil, a meta de 28,5 milhões de declarações não foi atingida e fechou com 611 mil abaixo do esperado. Ao todo 27.889.000 de brasileiros mandaram seus documentos para o Leão em 2016.

— Houve recorde de declarações enviadas no último dia, quando o Governo Federal recebeu 3.889.000 de declarações, 550 mil a mais que no último dia do ano anterior — conta Alves.

O processo de declaração do IR começou em 1º de março e terminou na sexta-feira, dia 29 de abril. Quem perdeu o prazo está sujeito à multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.

Continua depois da publicidade

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.