Santa Catarina será o primeiro estado do país a ter câmeras individuais nos uniformes dos policiais em guarnições durante as operações nas ruas. Um termo de cooperação entre Tribunal de Justiça (TJSC) e Polícia Militar (PMSC) foi assinado nesta sexta-feira (04), em evento em Florianópolis. Segundo o comandante da PM catarinense, coronel Araújo Gomes, o equipamento é pequeno e não vai atrapalhar o serviço da corporação.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, serão 2.000 câmeras utilizadas, mas a intenção é de, no futuro, cada policial ter o equipamento para gravar abordagens e operações. Um projeto-piloto foi lançado ano passado. Segundo o secretário de segurança pública do Estado, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, uma licitação será lançada para a realização deste projeto. As filmagens devem começar até o fim do ano.
A instalação de câmeras no fardamento representa um custo de R$ 6,4 milhões. As imagens estarão disponíveis para o uso policial e judicial, como lembra o desembargador Rodrigo Collaço, presidente do Tribunal de Justiça (TJSC).
Durante a cerimônia na Capital, além do líder do Executivo catarinense, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), estava o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), pois este projeto deverá ser levado para o estado no Norte brasileiro.
Ouça a reportagem:
Continua depois da publicidade