Santa Catarina segue com 13 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarela) para a Covid-19, conforme a Matriz de Risco atualizada neste sábado (22) pelo governo do Estado. Outras quatro áreas estão em risco moderado (cor azul). 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Entre as 17 divisões do mapa catarinense, 12 se mantiveram em amarelo. São elas: Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense. O Vale do Itapocú, que estava no nível moderado, teve piora na dimensão transmissibilidade e se juntou às regiões em risco potencial alto. 

> Mesmo com avanço da vacinação, SC tem quase 300 mil pessoas sem a primeira dose

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê, que estavam em amarelo no mapa, tiveram melhora nos indicadores e passaram a ser classificadas no nível moderado, juntando-se ao Alto Uruguai Catarinense. 

Continua depois da publicidade

Risco potencial por região
12 regiões se mantiveram em amarelo na matriz de risco (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Dados refletem três primeiras semanas de 2022

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os resultados refletem o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 nas três primeiras semanas de 2022. Isso causa reflexos na dimensão transmissibilidade onde é monitorado o número de casos ativos notificados no período e a velocidade de transmissão.

 Neste sentido, de acordo com os dados, houve um aumento de 41% no número de casos ativos registrados na sexta-feira (21), totalizando 64.821 casos, quando comparado com o da sexta-feira passada, em que o número registrado era de 45.915.

> 20 perguntas mais feitas no Google sobre pandemia e vacinação contra Covid-19

Chama atenção que o número de casos ativos é o maior registrado desde o início da pandemia, em março de 2020, em que o pico havia sido registrado em 22 de março de 2021, com 39.017 casos ativos. 

Ainda de acordo com as projeções da SES, se mantidas as atuais taxas de transmissão, Santa Catarina poderá alcançar a marca de 80 mil casos novos até o final da próxima semana.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC tem estabilidade nas internações mesmo com explosão dos casos de Covid-19

Região de Itajaí e Balneário Camboriú tem a pior taxa de vacinação contra Covid em SC

Por que a onda de calor em SC é inimiga no combate à Covid-19

Entenda as polêmicas do autoteste de Covid em análise na Anvisa e possíveis reflexos em SC

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?