Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com 3,3 mil imunizantes do fabricante chegou a SC na sexta-feira (6). Essa vacina é aplicada em dose única.

Continua depois da publicidade

A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa.

— Sabendo que a vacina [da Janssen] é dose única nós não vamos ter dificuldade para encontrar essas pessoas, como acontece para fazer a segunda dose. Assim facilita a estratégia [de vacinação] — explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).

No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos muniípios para aplicação em pessoas em situação de rua. O imunizante é aplicado em duas doses com um intervalo de 10 semanas.

Segundo o diretor da Dive foram cerca de 5.300 mil doses distribuidas, mas apenas 1.360 pessoas do grupo foram vacinadas. O dado foi atualizado na sexta-feira (6).

Continua depois da publicidade

Os imunizantes da Janssen só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.

SC recebeu 291 mil vacinas 

Entre sexta e sábado (7), SC recebeu 291 mil novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 183.970 serão encaminhadas para a aplicação da primeira dose A distribuição aos municípios deve terminar nesta segunda-feira (9).

Também serão enviadas nesta remessa, vacinas contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose. São 25.740 da Pfizer e 187.775 da AstraZeneca.

A segunda dose deve ser aplicada dentro do intervalo recomendado para cada fabricante que é de 10 a 12 semanas para a vacina AstraZeneca e de 12 semanas para a vacina Pfizer.

Continua depois da publicidade

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Leia também 

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

SC confirma mais 544 casos de Covid-19; taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 71%

SC fecha fim de semana do Dia dos Pais violento no trânsito com sete mortes nas estradas

Quem era o jovem de 25 anos morto em acidente flagrado por câmera na SC-350, em Aurora