Pelo menos cinco municípios das regiões Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina foram atingidos por temporal, ventania e queda de granizo na madrugada desta quinta-feira. Com as fortes rajadas de vento, que alcançaram 104 km/h a partir das 4h30min, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros confirmaram destelhamentos em residências, queda de árvores e bloqueio de ruas em São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Chapecó, Descanso e São Carlos. Segundo a central de meteorologia da RBS TV, há previsão de mais chuva forte ao longo do dia no Estado.

Continua depois da publicidade

Entre as cidades mais prejudicadas estão São Miguel do Oeste e Descanso, onde a Defesa Civil precisou distribuir lonas aos moradores em alguns bairros. Apesar dos estragos, ninguém precisou sair de casa e não há registro de feridos.

Em São Miguel do Oeste a ventania durou cerca de 10 minutos, mas foi o suficiente para destelhar cerca de 100 residências. Árvores, toldos e postes foram derrubados. Os bairros mais afetados foram Sagrado Coração, Salete, parte do Andreatta e as imediações do Hospital São Miguel. A escola e a creche do bairro Salete estão entre as estruturas destelhadas, assim como a UPA 24h. Equipes trabalham prestando apoio e removendo galhos e árvores das vias. A Celesc também atua para normalizar o fornecimento de energia elétrica. Com a falta de luz, a Casan prevê problemas no fornecimento de água. O prefeito Wilson Trevisan estuda possibilidade de decretar emergência.

Nas estradas, os motoristas também precisam ficar atentos. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o vento provocou queda de árvores na SC-157 em Coronel Freitas e na SC-283 em Seara. Nas estradas federais, o trânsito ficou prejudicado em trechos da BR-282 em Maravilha.

Continua depois da publicidade

A técnica em meteorologia Bianca Souza explica que o vendaval foi provocado pela frente fria que avança do Rio Grande do Sul para Santa Catarina.

— Boa parte dessa chuva mais forte está no Estado gaúcho, mas nas últimas horas registramos temporais no Extremo Oeste e Oeste catarinense — contou Bianca.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de vendaval no município de Ponte Alta do Norte, na Serra catarinense. Como uma tempestade se aproxima da região, a recomendação é que os moradores busquem abrigo e fiquem longe de placas, árvores e postes.

Continua depois da publicidade

Também há aviso para o risco vento de 60 a 70 km/h na Grande Florianópolis. Segundo a Epagri/Ciram, há previsão de rajadas de 50 a 70km/h no decorrer da quinta e na sexta-feira, diminuindo no sábado por conta da formação de um ciclone no Rio Grande do Sul. O mar fica agitado com ondas em torno de 2 metros e picos de 2,5 a 3 metros, o que é desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Fique alerta:

Se você tiver observado alguma situação anormal por consequência da chuva, procure ajude especializada. Pelo telefone, chame a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Militar (190) ou a prefeitura para atestar a condição de sua residência. Somente especialistas vão poder informar se é preciso sair de casa — e aí, então, procurar um abrigo público ou hospedar-se na casa de amigos e familiares — ou permanecer.

Leia mais notícias:

Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Previsão de chuva intensa põe Defesa Civil e famílias das regiões mais atingidas em alerta

Veja a situação das rodovias bloqueadas por conta da chuva em Santa Catarina

Previsão indica chance de nevar entre as 2h desta quinta e 10h de sexta-feira na Serra de SC

Vídeo: bombeiros resgatam família ilhada em Rio do Sul para levar criança ao médico

Quatro municípios de Santa Catarina decretam situação de emergência devido a enchentes