Os primeiros flocos de neve do inverno de 2023 caíram em Santa Catarina entre a noite desta quinta-feira (13) e madrugada de sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu na Serra catarinense e encantou moradores e turistas que aguardavam a chegada dos cristais de gelo. A informação foi confirmada pela Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ao menos três lugares teriam registrado o fenômeno durante a madrugada. Segundo a Defesa Civil, em Bom Jardim da Serra a neve caiu por volta da 1h.
VÍDEO: Ciclone provoca rajadas de vento de 146 km/h na Serra de SC
Também houve registro em São Joaquim por volta das 4h. A cidade registrava 0,72ºC, segundo a Epagri/Ciram. Já Defesa Civil, confirmou que o fenômeno também ocorreu em Urubici.
Continua depois da publicidade
Na região, a menor temperatura foi em Urupema com -0,62°C às 6h, de acordo com a Epagri. No Morro das Antenas, as plantas amanheceram congeladas.

A chegada de uma massa de ar frio polar alinhada com a passagem de um ciclone extratropical foi a responsável pela formação do fenômeno. Conforme a Epagri/Ciram, a neve era esperada entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.
A Defesa Civil pontua que o ciclone extratropical já se afasta da costa, o que faz que os ventos retornem a normalidade. Agora, uma massa de ar frio se estabelece no Estado e foi a responsável para que as temperaturas ficassem abaixo de zero nos pontos mais altos da Serra.
Nas próximas horas, a previsão é de que a sensação de frio continue em todas as regiões. Além disso, o risco de mar agitado no litoral catarinense, assim como alagamentos costeiros associados a maré alta, continua.
Continua depois da publicidade
Confira:
São Joaquim
Bom Jardim da Serra
Urubici
Urupema
A Serra já tinha registrado chuva congelante na quinta-feira (13) em São Joaquim. As primeiras gotas foram avistadas por volta das 11h30 na região do Vale do Caminhos da Neve.
Esta é a segunda vez que Santa Catarina registra neve em 2023. A primeira ocorreu em abril, quando os flocos caíram em Bom Jardim da Serra, na região serrana. Foi a que o Estado registrou neve no período desde 1999, segundo a Epagri. A última tinha sido em 2016.
Como a neve se forma?
A combinação entre frio intenso e a umidade contribui para a formação da neve. Vale destacar que esse fenômeno é mais comum em regiões ou média e alta latitude, pois estão mais próximos dos Polos do globo (Polo Ártico no Hemisfério Norte e Antártico no Hemisfério Sul).
A neve em Santa Catarina é um fenômeno meteorológico corriqueiro e ele é bastante comum durante o inverno. Essa questão ocorre devido às baixas temperaturas e outras questões climáticas típicas dessa estação.
Confira o infográfico:
Leia também:
Por que SC enfrenta tantas enchentes?
Enxurradas causam mortes, prejuízos e se tornam desafio às cidades catarinense