Santa Catarina teve o mês de maio com menor número de homicídios em 14 anos. Em 2022 foram registrados 47 assassinatos, contra 42 em 2014. Os dados são do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial estadual.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Em comparação a 2017, quando SC registrou recorde de 94 mortes por homicídio em maio, houve queda de 50% no número de assassinatos neste ano.
> Menina brutalmente morta pelo padrasto em Itajaí planejava festa de aniversário de 8 anos
No que diz respeito a roubos, os números também estão em queda. Em comparação a 2016, o índice foi de 1.650 para 650, 60% a menos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente do Colegiado Superior, Giovani Eduardo Adrian, o número é positivo, principalmente com o retorno das atividades presenciais.
— A criminalidade violenta está em queda, mesmo com o retorno das atividades econômicas e uma maior circulação de pessoas nas ruas. Além do policiamento ostensivo e da boa taxa de resolução de crimes, temos um trabalho forte de inteligência, que nos ajuda na prevenção — ressalta Adriano.
Feminicídios representam metade dos homicídios
Ao mesmo tempo que o número de homicídios registrou queda, o número de assassinato de mulheres tipificados como feminicídio subiu 107% em maio, se comparado ao mesmo mês de 2021. Além disso, o número de feminicídios representa metade dos de homicídio.
O número também é o maior desde 2019, quando foram registrados 29 feminicídios. É um padrão que tem se repetido em todos os meses de 2022, quando SC superou ou igualou os indicadores do ano anterior à pandemia.
Continua depois da publicidade
Leia também
Homem morre com tiro nas costas durante briga generalizada em festa na Serra de SC
Mulher que viajava o país de motorhome é encontrada morta no rio em Indaial