O ciclone extratropical que se formou no Sul do país causou maré alta no Litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira (5). O avanço do mar encobriu faixas de areia em praias do Sul do Estado e da Grande Florianópolis. Os registros ocorreram, principalmente, em Balneário Rincão, Araranguá e Balneário Gaivota, no Sul catarinense, e nas praias da Capital.
Continua depois da publicidade
> Litoral de Santa Catarina tem 45 praias com pontos impróprios para banho
> Área próxima à inundação na Lagoa da Conceição está própria para a banho
No Sul da Ilha de Santa Catarina, câmeras de monitoramento da prefeitura flagraram a água encobrindo toda a faixa de areia, no Pântano Sul. No Norte da Ilha, a água avançou e atingiu as calçadas.
#Florianopolis #PantanodoSul pic.twitter.com/2o2zuuOCkr
— VideoMonitoramento (@SSPVideos_SC) February 5, 2021Continua depois da publicidade
Apesar dos registros, não foram necessárias intervenções da Defesa Civil de Florianópolis, garantiu o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, que atentou para os pontos onde normalmente geram transtornos quando há elevação da maré na Capital: Rio Tavares, Na Avenida das Saudades e no Centro-Sul.
> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
#Florianopolis #NortedaIlha pic.twitter.com/4ySP8lvJdT
— VideoMonitoramento (@SSPVideos_SC) February 5, 2021
Segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno começou ainda na quinta-feira (4), provocado pelo ciclone que se deslocou pelo Rio Grande do Sul até chegar ao oceano. O fenômeno também deve ser responsável pelas quedas de temperatura, previstas para o fim de semana.
> Perseguição policial termina com um morto e dois presos após assalto a banco em Aurora
Um alerta chegou a ser emitido pela Epagri/Ciram, por causa dos riscos de alagamentos ou estreitamento de faixa de areia causados pela maré alta. De acordo com o órgão estadual, os horários mais prováveis dos alagamentos coincidem com os picos de maré alta.
Confira os horários de pico da maré no Litoral de SC

Leia também
Carro com oito crianças, três adultos e mais a mudança da família é flagrado pela polícia em Chapecó
Continua depois da publicidade