Parte da Serra Catarinense amanheceu esbranquiçada neste sábado (20). Em São Joaquim, na região do Vale dos Caminhos da Neve, houve registro de geada em pleno fim de novembro, a um mês do início do verão. As imagens foram registradas a cerca de três quilômetros do centro da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo os moradores, a temperatura chegou a 3,4 °C — longe de ser extremamente frio no local, que já chegou a registrar -5 °C no inverno deste ano. Fotos feitas pelo jornalista Mycchel Legnaghi (veja na galeria abaixo) mostram que os campos ficaram cobertos por uma fina camada de gelo, que também atingiu alguns pontos da área urbana.
Apesar do fenômeno parecer esquisito para essa época do ano, o metereologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, afirma que geada na Serra é normal, apesar de não ser frequente, e pode acontecer inclusive no auge do verão, em janeiro e fevereiro.
— Esse ano temos o La Niña. E uma das influências é ainda ter na primavera massa de ar frio. Menos intensa e mais pelo mar — conta o metereologista.
Continua depois da publicidade
Só para se ter ideia, esta é a terceira geada do mês de novembro na região e a número 123 de 2021.
Veja fotos da geada de novembro em São Joaquim
Leia também
Vereadores negros relatam ameaças e dificuldades para atuar em SC
Negros representam apenas 1% dos políticos eleitos em SC nas últimas duas eleições