Cidades catarinenses já enfrentam ocorrências por conta das fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias, de acordo com a Defesa Civil estadual. Alagamentos foram registrados em Barra Velha e Penha, no Litoral Norte, e uma ponte precisou ser interditada entre São João do Sul e Praia Grande, no Sul catarinense.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Entre quarta (9) e quinta-feira (10), os volumes de chuva registrados foram inferiores ao previsto, ficando entre 50 e 80 milímetros acumulados, com pontuais acima dos 100 milímetros, em vez dos 150 a 200 milímetros previstos.
Uma instabilidade atmosférica tem trazido chuva ao Estado desde terça-feira (8). O litoral registrou os maiores acumulados de chuva até o momento, em especial o Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Já no Alto Vale do Itajaí, os volumes registrados ficaram abaixo das previsões e variaram entre 30 e 60 milímetros de chuva. A cidade de Itapema foi a que registrou um maior acumulado entre às 15h de terça-feira e às 15h desta quinta, com 143,8 milímetros de chuva. Confira por cidade:
Continua depois da publicidade
- Itapema: 143,8mm
- Governador Celso Ramos: 135,4mm
- Schroeder: 122,8mm
- Bombinhas: 110,6mm
- Joinville: 109,1mm
- Itajaí: 106mm
- Balneário Piçarras: 105,7mm
- Tijucas: 101,8mm
- Biguaçu: 98,6mm
- Guaramirim: 98,4mm
- Penha: 98mm
- Balneário Camboriú: 97,7mm
- Navegantes: 93,3mm
- Antônio Carlos: 89,2mm
- Gaspar: 89,1mm
- Florianópolis: 88,6mm
- Araquari: 88mm
- São José: 84,3mm
- Corupá: 82mm
- Palhoça: 77mm
Ocorrências registradas
A Defesa Civil informou que foram registradas ocorrências de alagamentos em municípios como Barra Velha e Penha. Ainda, a ponte na SC-290 sobre o Rio Canoas, que fica entre São João do Sul e Praia Grande, no Sul do Estado, precisou ser interditada.
A decisão foi tomada devido à elevação do nível do rio, que está causando a deterioração da cabeceira. Dessa forma, o acesso à ponte foi bloqueado por questões de segurança.
Mais chuva na sexta-feira
As chuvas devem continuar a atingir Santa Catarina nesta sexta-feira (11), por conta da circulação marítima e da intensificação de uma região de baixa pressão. São esperados para as próximas 48 horas acumulados médios de 50 a 70 mm nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
No Alto Vale, os volumes variam entre 30 e 50 mm, enquanto no Grande Oeste e Planaltos os acumulados podem chegar a 70 mm.
A Defesa Civil também prevê, com base na atualização dos modelos hidrológicos, que os níveis dos rios no Alto Vale do Itajaí ficarão próximos das cotas de atenção, porém sem ultrapassar limites críticos. Em Rio do Sul, o rio Itajaí-Açu deve ficar entre 4 e 5 metros entre sexta-feira e sábado (12).
“O risco de alagamentos e enxurradas permanece moderado nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Devido à persistência das chuvas, há possibilidade de extravasamentos em rios menores, como córregos e ribeirões. O solo encharcado em áreas de declive aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em locais vulneráveis”, afirma a central de monitoramento da Defesa Civil.
— Estamos em constante monitoramento para garantir a segurança dos catarinenses. É fundamental que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos. Estamos preparados para responder a qualquer emergência, mas a colaboração da população é essencial para minimizar os impactos das chuvas — afirma o secretário da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza.
Continua depois da publicidade
Confira as recomendações da Defesa Civil para a população
- Fique atento às atualizações da Defesa Civil e siga as orientações emitidas.
- Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a rios e encostas.
- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia também
Chuva torrencial gera alertas de deslizamentos, ventania e mar agitado em SC nesta quinta
O que explica as chuvas intensas em SC no mesmo período de seca em outros estados