Santa Catarina registrou cinco mortes por afogamento em uma semana. Os dados são do boletim semanal divulgado pelo Corpo de Bombeiros divulgado nesta terça-feira (12). Desde o início da Operação Veraneio, foram notificados 17 ocorrências com óbitos em praias e rios do Estado.
Continua depois da publicidade
Esse é o quarto boletim da temporada, e compila dados dos dias 18 de dezembro e 10 de janeiro. Entre as vítimas estão 15 homens e duas mulheres, com idade média de 31 anos.
Dos 17 afogamentos com mortes, 11 aconteceram na água salgada das praias e seis na água doce, como de rios, lagos e riachos. Todos eles, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreram em áreas sem cobertura de salva-vidas.
> Grupo de adolescentes se afoga e jovem morre em praia de Balneário Camboriú
Houve ainda um afogamento seguido de morte em área privada. O óbito aparece no boletim, mas não foi contabilizado junto aos demais casos porque ocorrências em locais particulares, explicou a assessoria do Corpo de Bombeiros, geralmente não contam com ação dos guarda-vidas.
Continua depois da publicidade
Segundo o balanço, o número de mortes registradas neste período é 29,17% menor do que os casos notificados no ano passado, quando foram registrados 24 óbitos. Neste intervalo houve também um acréscimo de 8,66% nas ações de prevenção, em relação ao último verão.
> Corpo de jovem que desapareceu no mar é encontrado em praia de São Francisco do Sul
O relatório também mostra 1.268 ações de salvamento e resgate feitas pelos bombeiros, 49 ocorrências atendidas pelo Arcanjo, além de 2.067 lesões causadas por águas-vivas.
Os postos de guarda-vidas funcionam das 7h30min às 19h30min. A recomendação é para que as pessoas se banhem em horário e local com monitoramento.
Leia mais:
Casos de Covid-19 em turistas crescem 142% em SC após festas de fim de ano
Ultrafreezers da UFSC são adequados para armazenar vacinas como a da Pfizer