Santa Catarina registrou 37 crimes eleitorais ao longo do domingo (6) de votação do 1º turno das Eleições 2024, conforme o relatório de ocorrências policiais divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). No total, 12 pessoas foram presas, mas nenhum candidato.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Deste total, 20 ocorrências foram por conta de boca de urna ou arregimentação de eleitores, que significa a tentativa de fazer um eleitor votar em um candidato específico. Outros dois casos de corrupção eleitoral foram registrados no Estado.

O relatório aponta ainda quatro por divulgação de propagandas, um por transporte ilegal de eleitores e 10 por “outros motivos”, por exemplo, o caso do eleitor que estaria tirando foto da sua votação na urna eletrônica em Joaçaba.

— Nenhum dos casos relacionados teve envolvimento de candidatos. O crime de boca de urna foi o principal motivo de ocorrências. Também merece registro o volume de atendimentos por meio do nosso 0800, chamado (chatbot) Catarina, que, desde o início da força-tarefa, pouco mais de uma semana, teve mais de 75 mil contatos — destaca a presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocil Luz.

Continua depois da publicidade

O número é menor em comparação ao registrado nas eleições municipais de Santa Catarina em 2020. De acordo com o balanço final do TRE-SC daquele ano, a última eleição contou com 52 casos de crimes eleitorais e 14 prisões de eleitores. Assim como em 2024, o crime de boca de urna foi o maior com 10.

Ocorrências com urnas eletrônicas em SC

A presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocil Luz, informou que Santa Catarina teve 373 ocorrências com as urnas eletrônicas. Deste total, 242 foram substituídas, ou seja, número que representa 1,4% das utilizadas no Estado, mas que, na maioria, apresentavam solução do problema.

Por outro lado, representa um aumento em comparação com o registrado no domingo de eleição de 2020. Na época, 287 ocorrências foram contabilizadas e 161 precisaram ser trocadas. Apesar disso, a votação seguiu normalmente e todos os votos foram contabilizados.

Polícia Militar atende 281 ocorrências

De acordo com o boletim da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), 281 ocorrências foram atendidas das 8h até as 17h30min deste domingo. Entre elas, as principais conduções aconteceram por crime de favorecimento para transporte de eleitores aos locais de votação e violar o sigilo do processo de votação. Outros três procedimentos de termos circunstanciados ocorreram por “boca de urna”.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Saiba quem foram os eleitos nas 295 cidades de SC nas Eleições 2024

Eleições 2024: Qual é a data para o segundo turno?