A primeira semana da pré-temporada da Estação Verão em Santa Catarina totalizou 29 resgates de afogamentos, além de ações intensivas de orientação que resultaram em 95.677 intervenções preventivas do Corpo de Bombeiros (CBMSC). Também foram registradas quatro mortes em rios, áreas particulares e desprotegidas dos postos guarda-vidas. A ação que começou no dia 2 de novembro abre a alta temporada no litoral catarinense e se estende até 15 de dezembro, data que marca o início da temporada de verão no Estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Atualmente, há 95 postos guarda-vidas ativados, de segunda à sexta-feira, em Santa Catarina. Aos finais de semana, o número sobe para 181 postos (apenas em novembro).

Para evitar o aumento no número de afogamentos e mortes, o Corpo de Bombeiros aliou a tecnologia à prevenção de ocorrências. O aplicativo do CBMSC mostra em tempo real as áreas que possuem um posto de guarda-vidas ativado.

Nos locais em que aparece a bandeira preta, significa que não há posto ativado. Para identificar as praias aptas para banho e baixo risco de afogamento, no aplicativo elas estão indicadas com bandeira verde.

Continua depois da publicidade

Além disso, os bombeiros aumentaram o número de guarda-vidas nas principais áreas de praia ao longo do Estado, garantindo a segurança já no início da movimentação de turistas com o calor. Os bombeiros também têm realizado intervenções diretas junto aos banhistas com indicações e orientações sobre locais para banho ideais.

Projeto Golfinho é uma das ações para a temporada

Outra iniciativa criada pela ação é o Programa Golfinho, que visa a formação de crianças para educação sobre segurança no mar e em piscinas. Na primeira semana do projeto, foram instruídas 262 crianças que estão aptas para reconhecer os perigos e agir de forma segura no ambiente aquático.

O CBMSC incluiu 35 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Jacinto Machado, no sul catarinense, que foram instruídos e certificados pelo Programa Golfinho. As atividades foram adaptadas para incluir esse grupo de alunos.

Continua depois da publicidade

A estrutura completa com cerca de 2 mil guarda-vidas, que foi chamada para atuar na alta temporada, terá início a partir do dia 16 de dezembro.

Leia também

Criança é arrastada pela correnteza de rio e mobiliza equipes de buscas no Vale do Itajaí

Jovem de 17 anos é ressuscitado após se afogar em praia do Litoral Norte de SC

Quatro banhistas são resgatados de afogamento em praia de Florianópolis