Santa Catarina registra mais de 3,8 mil notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes por ano, o que equivale a mais de 10 ocorrências por dia. De acordo com o Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente, publicado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina em abril deste ano, são 2,3 casos a cada mil habitantes de zero a 17 anos.
Continua depois da publicidade
O próximo 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A fim de enfrentar o problema, que na maioria das vezes está no seio familiar, o Poder Judiciário desenvolve e participa de ações para aprimorar o acolhimento à vítima e para produção de provas destinadas a instrução do processo.
Em entrevistada ao Estúdio CBN Diário desta terça-feira, a desembargadora Rosane Wolf, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, destacou a importância de uma política pública equilibrada para ajudar e amparar esses jovens:
— Os números são gritantes, e muitas vezes essas vítimas não têm a quem recorrer. Se a violência ocorre dentro do ambiente doméstico, temos de incentivar outros canais.
Ouça a entrevista:
Continua depois da publicidade