Santa Catarina começa a receber nesta semana do Ministério da Saúde as primeiras remessas da vacina contra a gripe. O Estado espera um total de 2,5 milhões de doses durante o período de imunização. No ano passado, foram recebidas 2,1 milhões de doses da vacina.
Continua depois da publicidade
O envio pelo Ministério da Saúde será feito de forma gradual. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), a primeira remessa está prevista para chegar a SC entre esta segunda (16) e terça-feira (17), quando devem ser recebidas aproximadamente 305 mil doses.
A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para a próxima segunda-feira (23) devido à pandemia do novo coronavírus.
A vacina, que continuará sendo disponibilizada na rede pública apenas para os grupos prioritários, não protege contra a nova doença, mas poderá evitar casos de complicação pelo vírus influenza, o que, segundo especialistas, poderia sobrecarregar o sistema de saúde justamente em um momento de crise por causa da pandemia.
A primeira fase da campanha, a partir de 23 de março, será destinada aos idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde. A Dive/SC calcula que o público desta categoria some cerca de 800 mil pessoas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Depois, na segunda fase, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público inclui aproximadamente 570 mil pessoas, estima a Dive/SC.
A partir de 9 de maio começará a terceira fase da campanha, que será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Segundo a Dive/SC, são cerca 890 mil pessoas nesta faixa no Estado.
A mobilização nacional para o "Dia D" da vacinação contra a gripe está marcada para o dia 9 de maio.
Estado teve 70 mortes por gripe no ano passado
De acordo com dados da Dive/SC, 70 pessoas morreram em Santa Catarina no ano passado vítimas do vírus influenza. A maioria das mortes foi registrada entre pessoas acima de 60 anos (34 casos), seguida pelas faixas etárias entre 50 e 59 anos (20 casos), 40 a 49 anos (9 casos), 30 e 39 anos (3 casos), 10 a 19 anos (2 casos), 20 a 29 anos (1 caso) e 5 a 9 anos (1 caso).
Continua depois da publicidade