O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para bebês de seis meses e crianças de até dois anos chegou a Santa Catarina nesta sexta-feira (11). O Estado recebeu 34 mil doses da vacina Pfizer, especial para a faixa etária. A data de distribuição para os municípios e início da imunização ainda está sendo avaliada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica (Dive), as doses recebidas serão suficientes para vacinar cerca de 11 mil bebês e crianças. O grupo precisa receber três doses para completar o esquema vacinal e o governo estadual deve armazenar as vacinas para garantir as três aplicações, como recomenda o Ministério da Saúde.
Em Santa Catarina, a população estimada entre seis meses e dois anos é de mais de 244 mil crianças. Porém, não há previsão de recebimento de novas remessas para o público-alvo.
SC vacinou menos de 20% do público-alvo contra Covid com 2ª dose de reforço
Continua depois da publicidade
A prioridade de imunização, durante toda a campanha de vacinação, será de bebês e crianças com comorbidades. Além disso, uma ordem de vacinação escalonada foi estabelecida pela Dive junto aos municípios.
Veja a ordem de vacinação de bebês e crianças em SC:
- bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias
- bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias
- crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias
Nos bebês e crianças de até dois anos a vacina especial da Pfizer deve ser aplicada no esquema de três doses, com 21 dias de intervalo entre a primeira e a segunda dose e 60 dias entre a segunda e a terceira dose.
A Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja).
Continua depois da publicidade
Leia também
Sem vacina para menores de 4 anos, famílias de SC mantêm isolamento social desde 2020
Ministro faz novo apelo por vacinação de crianças contra a pólio
Rede de supermercados abre loja em novo centro gastronômico de Florianópolis