Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira quinta-feira (1º) o maior lote de vacinas contra Covid-19. Foram encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde 18.250 doses da Oxford/Astrazeneca e 290.800 da vacina Sinovac/Butantan.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A totalidade das vacinas da Oxford/Astrazeneca será destinada à aplicação da segunda dose, para aquelas pessoas que já haviam sido imunizadas com a chegada do lote anterior. No caso da vacina Sinovac/Butantan, 272.192 também serão destinadas à aplicação da segunda dose.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o restante das doses da Sinovac/Butatan serão destinadas à aplicação da primeira dose nos grupos das forças de segurança e salvamento e forças armadas e idosos entre 65 e 69 anos.
> Monitor da vacina: veja o avanço da vacinação contra Covid-19 em SC
Continua depois da publicidade
Antecipação de forças de segurança e forças armadas
O Ministério da Saúde começa a enviar lotes exclusivos, de forma escalonada destinados aos profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas que atuam diretamente nas ações de combate à pandemia. A lista de prioridade de vacinação segue os seguintes critérios:
– Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
– Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
– Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
– Trabalhadores envolvidos nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.
Leia também:
Entenda como funciona uma vacina
Vacina da Pfizer é 100% eficaz em adolescentes de 12 a 15 anos, diz laboratório