Um novo lote com 218,5 mil vacinas contra Covid-19 chegou em Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (29). No total, o Estado recebeu 214,5 mil vacinas da Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 4 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. A distribuição dessa segunda vai dar preferência para 13 cidades que estão com estoque esgotado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Segundo o Estado, as 4 mil doses da Coronavac serão destinadas à aplicação da dose 2 nos idosos com idade entre 65 e 69 anos. Devido ao número reduzido, essas vacinas serão enviadas somente para municípios que necessitam de doses imediatamente.
Veja as 13 cidades de SC que receberão as doses de Coronavac:
– Florianópolis (1240)
– Joinville (1200)
Continua depois da publicidade
– São José (580)
– Jaraguá do Sul (290)
– Rio do Sul (150)
– Gaspar (130)
– Tijucas (80)
– Penha (80)
– Barra Velha (70)
– Itapoá (70)
– Balneário Piçarras (50)
– Santo Amaro da Imperatriz (50)
– Rancho Queimado (10)
Já as vacinas da Aztrazeneca serão destinadas para a vacinação da primeira dose de idosos com idade entre 60 e 64 anos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) ainda não informou a quantidade de doses da Astrazeneca que serão distribuídas para cada município.
Seguindo o mesmo cronograma das outras remessas, os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde foram levados do aeroporto de Florianópolis para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, na Grande Florianópolis. Na sexta-feira, a partir das 6h30, as doses serão encaminhadas para as centrais regionais.
Com a nova remessa, Santa Catarina soma um total de 2.050.190 de doses recebidas (veja dados no Monitor da Vacina).
Atraso na segunda dose
Pelo menos 12 cidades catarinenses anunciaram que não possuem mais estoque da vacina Coronavac para imunizar a população. Segundo levantamento da NSC TV, essa é a situação em Florianópolis, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapoá, São José, Tijucas, Gaspar, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Navegantes e Porto Belo.
Continua depois da publicidade
O último lote de Coronavac, com 129 mil doses, chegou a SC na última sexta-feira (23) e, de acordo com a Dive, todos os municípios ainda deveriam ter doses garantidas, considerando as quantidades enviadas e a orientação mais recente de aumentar o intervalo entre as doses de 21 para 28 dias.
Leia também
Saúde “encontra” 100 mil doses da Coronavac e anuncia distribuição
Cidades de SC estudam “empréstimo” de vacinas para suprir falta da Coronavac
Cai proporção de idosos mortos por Covid-19 em SC após início da vacinação