Santa Catarina recebeu mais um lote de vacinas CoronaVac, que estimulam proteção contra o novo coronavírus. A carga tem 21,6 mil doses e foi desembarcada no aeroporto de Florianópolis no início da tarde desta segunda-feira (25). Esta é a segunda remessa dos imunizantes feitos em parceria com o Instituto Butantan destinada aos catarinenses. Na semana passada, o Estado havia recebido as primeiras 144 mil doses no lote que deu início à campanha de imunização no país.
Continua depois da publicidade
> Vacinas contra Covid-19 da Fiocruz começam a ser distribuídas a municípios de SC
Esse novo volume se junta ao lote de outra vacina, a da Universidade de Oxford e do laboratório Astrazeneca, desenvolvido em parceria com a Fiocruz. Neste domingo (24), o Estado recebeu 47,5 mil doses dessa chamada vacina de Oxford. Foi a primeira remessa deste imunizante enviada ao Estado. Ela faz parte de uma carga de 2 milhões de doses importadas de uma farmacêutica parceira do projeto na Índia para o Brasil.
Com isso, SC já soma 212 mil doses de vacinas recebidas desde o início da estratégia de imunização, somando os dois lotes de CoronaVac e a primeira remessa de vacina de Oxford-Astrazeneca. O Estado ainda não divulgou números de quantas vacinas já foram aplicadas. Apesar disso, somente nas cinco maiores cidades de SC já havia mais de 8 mil pessoas que haviam tomado a primeira dose até o final da última semana.
> Vacina contra Covid-19: 71% das cidades de SC receberam menos de 100 doses
Continua depois da publicidade
> Farmácia que vendia remédio “comprovado” contra Covid em Florianópolis é notificada pelo Procon
Distribuição aos municípios ocorre nesta terça-feira
A carga recebida pelo Estado nesta semana foi antecipada de um novo lote de CoronaVac previsto para ser encaminhado a Santa Catarina e a outros Estados ao longo desta semana. A carga foi inspecionada por servidores do Ministério da Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e foi encaminhadas para o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis. De lá, as doses serão distribuídas a partir desta terça-feira (26) para as 17 regionais de saúde, onde os municípios poderão retirá-las.
A distribuição por municípios deste terceiro lote de vacinas recebido por SC – o segundo de CoronaVac – não havia sido divulgada até a tarde desta segunda. Esse deve ser um dos pontos discutidos em uma reunião de gestores estaduais e municipais de saúde na noite desta segunda.
Leia também
> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC
Continua depois da publicidade
> Vacinação contra a Covid-19: a importância e a segurança das vacinas
> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar
> Catarinense consegue decisão inédita na Justiça para plantio de maconha