Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira (7) um novo lote com 144,7 mil vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75.500 são da Astrazeneca e 69.200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento (veja detalhamento abaixo).

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. Não foi divulgada a quantidade que será destinada a cada um dos municípios catarinenses.

A distribuição será iniciada a partir das 13h para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Lages e Rio do Sul.

Na sexta-feira (9), o avião do Corpo de Bombeiros Militar levará as doses para as centrais de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As doses para as centrais de Videira, Joaçaba e Concórdia seguem via terrestre também na sexta.

Continua depois da publicidade

Distribuição

Além das doses recebidas nesta quinta. parte do lote que chegou no dia 1º de abril também será encaminhado aos municípios. Assim, o estado irá distribuir 93,7 mil doses da Astrazeneca. São 75,5 mil vacinas recebidas pelo governo federal nesta quinta e 18,2 recebidas no dia 1º. Segundo a Dive, essa remessa será destinada aos idosos de 65 a 69 anos e aos profissionais das forças de segurança e salvamento.

> SC registra menor fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês

As 17 mil doses que restaram ficarão na Central de Imunização para a aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde. A entrega para os municípios está prevista para ocorrer em 19 de abril.

Já em relação a vacina CoronaVac serão distribuídas aos municípios 141 mil doses nesta quinta. Os imunizantes são 69 mil recebidos na nova remessa e 71,8 enviados pelo governo federal no dia 1º de abril.

As vacinas serão destinadas à aplicação da segunda dose nos idosos e trabalhadores de saúde que deverão recebê-las na segunda-feira (12). Ficarão reservadas 12,6 mil doses para a segunda aplicação na população que já começou a ser imunizada.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe a evolução da vacinação em Santa Catarina

Vacinação dos profissionais da segurança pública

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia. Serão imunizados:

– trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

– trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

– trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;

– trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.

> Catarinense à espera de tratamento usado por Paulo Gustavo morre por Covid

Além dos policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, deverão ser vacinados nesta etapa os guardas municipais, policiais federais e membros das forças armadas que atuam no apoio ao estado e aos municípios na linha de frente ações de enfrentamento à Covid-19. Com a chegada de mais lotes, os demais profissionais de segurança e salvamento e forças armadas serão incluídos na vacinação.

Leia mais:

Santa Catarina tem dois bilionários na lista global da Forbes de 2021

Operação contra o tráfico de drogas mobiliza polícia no Norte da Ilha, em Florianópolis

SC confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus