A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) ocorre em Florianópolis a partir desta quinta-feira (21) e vai reunir governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de Santa Catarina. O encontro é considerado uma espécie de “G20 brasileiro” e segue até o sábado (23). A união visa debater problemas e encontrar soluções conjuntas que beneficiem moradores dos estados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os países que fazem parte do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. Já no Cosud, os estados-membros correspondem a cerca de 70% do PIB nacional, o que justifica o apelido.
Conforme adiantado pela colunista do NSC Total Dagmara Spautz, já confirmaram presença os governadores Tarcisio Freitas (SP), Claudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Junior (PR). Apenas o governador gaúcho, Eduardo Leite, não estará presente. Será representado pelo vice, Gabriel Souza.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve ser um dos principais assuntos da reunião. A medida sugerida pelo governo federal propõe a criação de um sistema único nacional de segurança pública (Susp) e altera competências de órgãos como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Continua depois da publicidade
Ao todo, o evento deve reunir cerca de 500 servidores dos estados do Sul e Sudeste, além dos representantes dos executivos. Durante os três dias, Câmaras Temáticas terão espaço para debater até dois assuntos distintos, para assegurar diálogos focados entre os estados-membros. Esta edição ocorre no Costão do Santinho Resort.
— É importante a união dos nossos estados para buscar soluções para temas que envolvem a nossa população. Tenho certeza de que será um grande encontro e que vamos trabalhar bastante e produzir respostas positivas para os mais diferentes desafios. Com isso ganham não só as regiões Sul e Sudeste, mas todo o Brasil — afirma o governador catarinense, Jorginho Mello.
A programação do Cosud abrange debates sobre Segurança Pública (um dos principais assuntos em debate), Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano.
Preparativos para receber o evento
Para receber o evento, uma estrutura do governo de Santa Catarina foi montada, incluindo transporte, logística e segurança das autoridades.
Continua depois da publicidade
As autoridades, inclusive, devem ser recepcionadas nesta quinta-feira por equipes do governo e levadas até as hospedagens e ao Costão do Santinho para a abertura do evento. A Casa Militar será responsável pela segurança das comitivas de outros estados.
Programação
O evento começa nesta quinta-feira, com credenciamento e cerimônia de abertura. Nos dias seguintes, as discussões nas Câmaras Temáticas ocorrerão no Complexo Açores, abordando os temas prioritários de cada estado. A programação inclui reuniões de governadores, coletivas de imprensa e uma confraternização.
No primeiro dia do evento, após o credenciamento, a Câmara de Regulação se reúne a partir das 13h. A cerimônia de abertura está marcada para as 16h, com uma entrevista coletiva com os governadores prevista para as 18h.
Na sexta-feira (22), os trabalhos começam às 8h30 com as reuniões das Câmaras Temáticas e vão até as 17h, com um intervalo para o almoço. São sete grupos que terão espaço para debater até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio. Tudo avalizado pelos secretários de estado das respectivas áreas.
Continua depois da publicidade
— No Cosud anterior, no Espírito Santo, os sete governadores decidiram que são sete câmaras temáticas. A gente tinha um grande número de grupos de trabalho até então. A partir dessa definição e organização disso, a Secretaria do Planejamento trouxe uma metodologia para essas câmaras temáticas. A gente vai ter uma linha metodológica para ter rastreabilidade de como foi feito o processo decisório e de como foi a construção de uma proposta de política pública transversal nos sete estados, e o que será apresentado para os governadores — explica o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.
O sábado (23) será dedicado ao encerramento do evento, às 10h, com a elaboração da Carta de Florianópolis. O documento, fruto da 12ª reunião do Cosud, trará as diretrizes formuladas pelos grupos temáticos e acordadas entre os estados.
Leia também
Fiesc e governo vão seguir juntos nas próximas edições do SC Day
SC obtém nota máxima junto ao Tesouro Nacional em capacidade de pagamento
Secretário de Topázio será “número dois” na Casa Civil de Jorginho