Santa Catarina receberá, nas próximas semanas, 98,8 mil unidades da Caderneta da Gestante, documento lançado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar o acompanhamento pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). A caderneta é dirigida aos profissionais de saúde e mulheres gestantes, e inclui um cartão de registro das consultas clínicas e odontológicas, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações.

Continua depois da publicidade

— A caderneta sempre existiu, mas como acompanhamento. Desde o ano passado ela é um guia de condutas, desde a gestação até a preparação para o parto — explica a coordenadora da Rede Cegonha em SC, Carmem Regina Delziovo.

Nesta edição, a caderneta traz, entre outras novidades, informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o chikungunya e o vírus Zika.

Na nova caderneta, os profissionais de saúde poderão registrar todos os dados das consultas e informações clínicas da gestante, e será disponibilizada em todos os serviços de saúde que realizam pré-natal pelo SUS no Brasil.

Continua depois da publicidade

Gestantes reforçam cuidados contrazika vírus em SC

Na nova versão, além de informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, estão os dados sobre a importância do tratamento da sífilis e prevenção da sífilis congênita, incluindo espaço para registro do tratamento. O documento traz ainda informações sobre a assistência ao parto por enfermeira obstetra.