Santa Catarina recebeu um lote com 118.530 mil itens dos medicamentos que compõem o “kit intubação” voltados ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. O medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde no último sábado (17).

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de SC por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A escassez dos medicamentos, registrada em março, foi um dos que afetou hospitais catarinenses e levou à compra emergencial por parte do Estado. Em alerta, o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, adotou medidas para minimizar o desabastecimento do mercado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A orientação na unidade, segundo o Estado, foi otimizar o uso de medicamentos para evitar doses excessivas e desnecessárias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são sedativos, relaxantes musculares e analgésicos. O Estado recebeu 4300 unidades de Cetamina, 1290 unidades de Fentanil, 49600 unidades de Midazolan, 26840 unidades de Propofol 20 ml e 36500 Cisatracurio. Eles serão distribuídos aos hospitais de acordo com a necessidade de cada unidade, conforme a secretaria, mas o detalhe de como vai ocorrer a distribuição não foi informada.

Hospitais filantrópicos, municipais e Organizações de Saúde (OS) têm recebido empréstimos e doações principalmente das medicações do kit intubação por parte do Estado. O acompanhamento dos estoques é realizado por meio de formulários preenchidos pelas instituições e gerenciado pela Diretoria de Diretoria De Assistência Farmacêutica (DIAF). 

Continua depois da publicidade

> Escassez de medicamentos do ‘kit intubação’ é preocupação em hospitais de SC

O anúncio do encaminhamento das medicações ao Estado foi dado à governadora Daniela Reinher e à secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, em reunião na última quinta-feira (15), com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga. 

> “A disponibilidade dos medicamentos atingiu o seu limite crítico”, alertam órgãos de saúde da Serra de SC