Com o sexto painel realizado em Lages, na noite desta terça-feira, o projeto SC Que Dá Certo encerrou a primeira temporada itinerante de seis encontros, que reuniram empresários de várias regiões do Estado. Histórias inspiradoras de 18 palestrantes de sucesso no mercado, apesar das intempéries da economia, foram compartilhadas em encontros quinzenais promovidos pela RBSTV em parceria com entidades econômicas de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Com o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lotado, na Serra Catarinense, o último encontro da série contou com os painelistas Edson Martins, diretor de mercado da Tirol, Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, e Valmir Tortelli, presidente da NDDigital.

A experiência da Tirol, especialista em desenvolver produtos lácteos, abriu o evento. Martins mostrou a importância da simplicidade para encarar mercado e proporcionar eficiência nas ações de acompanhamento de tendências e necessidades do consumidor. Ao oferecer um mix com mais de 200 produtos, a expectativa para fechar o ano com apostas em produtos de valor agregado e de um faturamento acima do valor esperado, avaliado em R$ 2 bilhões.

— O segredo é agir de uma forma simples, fazer o dever de casa e tomar a decisão muito rápida diante das oportunidades para transformar isso em resultado. Isso fez com que a empresa crescesse o dobro nos últimos quatro anos — disse Martins.

Continua depois da publicidade

Fundada em 1974, na cidade de Treze Tílias, no Oeste de SC, onde mantém a matriz, a empresa tem outra unidade em Chapecó e terceirizadas no Paraná e em Goiás. Administrada por duas famílias, a companhia reúne 1500 colaboradores diretos, com uma equipe técnica especializada para garantir a qualidade, e tem em seu plantel pelo menos 10 mil produtores de leite em Santa Catarina, Paraná e Goiás.

— Foi necessário ter uma percepção para acompanhar as mudanças do perfil do consumidor e adaptamos os negócios com inovação, com novos produtos que o consumidor venha a apostar, como é o caso da linha sem lactose, que em todos os meses registra o crescimento de 20% a 30% comparados com o mês anterior. A ideia é ter este produto acessível, de qualidade e para todas as classes — explica Martins.

Recentemente para acompanhar o crescimento, a Tirol investiu em novas tecnologias, na expansão de operações de vendas e na construção de mais duas unidades fabris. A empresa também já mira novos mercados e deve iniciar em breve a exportação de leite em pó.

Continua depois da publicidade

O vinho catarinense da Madonna

A empresária Daniela Borges lembrou as dificuldades dos primeiros passos da pequena vinícola familiar Villa Francioni, presidida por ela, antes de se tornar referência no enoturismo entre as sinuosas curvas da Serra do Rio do Rastro, em São Joaquim.

— O nosso momento de crise não foi agora, foram os primeiros anos os mais críticos. Quando começamos e na fase de maturação que foram difíceis para conseguir ter a preferência do consumidor e dos críticos de vinhos, para provar que realmente nosso vinho é um produto de qualidade e que tinha um diferencial — recorda a atual presidente da empresa.

Daniela contou que desde quando o dólar aumentou na variação cambial, a empresa registrou um acontecimento reverso diante do comportamento do mercado abalado pela crise econômica.

Continua depois da publicidade

— As pessoas passaram a viajar mais dentro do Brasil, conhecer e consumir mais o nosso produto do que os importados. Foi uma oportunidade para as pessoas nos conhecer e começar a valorizar nosso produto. Só para ter uma ideia no ano que começamos a visitação turística em 2006 nós recebemos 4 mil turistas naquele ano. Neste ano, esperamos fechar com 40 mil turistas, um benefício que se estende para todos os moradores desta região — comemora.

Para a empresária, estar bem preparado para atender os futuros clientes foi essencial para atender uma demanda inesperada, como o caso do vinho que caiu na graça da cantora Madonna, quando a pop star provou e elogiou um vinho da casa, que passou a ser um dos destaques da vinícola. O requintado Villa Francioni Rosé praticamente dispensa apresentações e se tornou popularmente conhecido com o fato.

— Sorte não existe, o que existe é o encontro da oportunidade com preparação e com a qualidade. É preciso manter o foco, ser persistente para ultrapassar os momentos difíceis, estar preparado para com um portfólio completo, para que no momento ideal o empreendedor consiga tirar proveito da oportunidade. Nós nunca estamos em crise, tem sempre muito trabalho para ser feito — afirma.

Continua depois da publicidade

De Lages para o mundo

A última apresentação foi do economista e contador Tortelli, que contou os desafios de presidir uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares, a NDDigital e o Conselho de Administração do Órion Parque Tecnológico da Serra Catarinense. ¿Tivemos que desenvolver durante anos trabalhos para incentivar a profissionalização para fomentar o setor da tecnologia. O conhecimento dos nossos profissionais, aliado a nossa tecnologia, são as molas propulsoras da nossa expansão de Lages para o mundo. Com a internet não existe mais limite para a inovação¿, disse.

Com 12 anos de atuação, 385 colaboradores, atualmente as soluções estão presentes em todos os estados brasileiros em países da América Latina, América do Norte e Europa. O presidente estima um crescimento de 18% no faturamento neste ano, e a meta para 2020 é de dobrar o tamanho da empresa.

— Para superar a crise alguns pontos foram fundamentais como o modelo de venda, em que o cliente não tem um investimento inicial alto. Enquanto o mercado se recolhia, nós investimos muito na atuação comercial para sermos mais agressivos — afirma.

Continua depois da publicidade

A empresa desenvolve soluções em tecnologia focadas no desenvolvimento de softwares de gestão nos segmentos de outsourcing de impressão, documentos fiscais eletrônicos e sistemas de pagamentos de frete eletrônico. Entre os clientes que a empresa atende está o Banco Itaú, Banco do Brasil, Avon, Pão de Açúcar e todo o grupo Ford.

— O foco faz a diferença para entregarmos nossos trabalhos bem feitos. O nosso caminho de sucesso foi se tornar especialista e inovador para concorrer no mercado. A crise nos ajudou ainda mais por conta do amplo mercado e do desejo das empresas de diminuir os custos de impressão, o que no caso é nossa solução — disse.

Série de painéis

Os painéis iniciaram em julho e ocorreram quinzenalmente. Os cases foram escolhidos a partir da vocação dos segmentos econômicos de cada região como alimentos, tecnologia, cerveja, farmacêutico, têxtil, turismo, entre outros. As apresentações foram realizadas em Florianópolis (20/07), Blumenau (02/08), Joinville (17/08), Criciúma (30/08), Chapecó (13/09) e Lages (27/09).

Continua depois da publicidade

O âncora do jornal RBS Notícias Fabian Londero foi o mediador de todos os painéis e teve a oportunidade de acompanhar de perto desde a concepção do projeto até dar voz as perguntas encaminhadas pelo público durante o debate no formato de talk show.

Entre as lições de participar desta temporada do projeto, Londero destaca a troca de experiências como um fator importante para a construção de caminhos e a inspiração, para transformar realidade por meio de seus próprios atores.

— O maior legado para mim foi a certeza de que mesmo nas dificuldades a gente encontra as saídas.Quem quer empreender deve saber que todo o começo é difícil, mas se você acredita na ideia o sucesso é somente uma questão de tempo.

Continua depois da publicidade