Com cobertura de apenas 48,5% em todo o país, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada para o dia 30 de setembro. A data de encerramento estava prevista para este sábado (9).

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A ação de imunização é voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos e ocorre nos postos de saúde de todo o Estado, durante todo o dia.

A decisão é do Ministério da Saúde junto com a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina e se dá devido às baixas coberturas vacinais alcançadas até o momento.

Só uma em cada três crianças de Blumenau está vacinada contra a poliomielite

Continua depois da publicidade

A meta da campanha é atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 95% do público-alvo.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Fialho, ressalta a importância das vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos para a prevenção de mais de 20 doenças, como a paralisia infantil, sarampo, entre outros.

Cirurgias eletivas avançam, mas fila segue com 58 mil pessoas em SC

— Nossas coberturas vacinais ainda não estão satisfatórias. Com baixas coberturas, corremos o risco de ver crianças e adolescentes contraindo doenças que poderiam ter sido prevenidas. Então, o nosso apelo é para que os pais levem os filhos para vacinar — relata.

A SES/SC orienta aos pais e responsáveis que fiquem atentos às informações de seus municípios e, em caso de dúvidas referentes a situação vacinal da criança e/ou adolescente, é recomendável procurar um posto de vacinação.