Santa Catarina pode registrar nos próximos dias temperaturas próximas aos 40°C em algumas regiões devido à massa de ar quente e seco que passa pelo Estado. Conforme a Epagri/Ciram, o Vale do Itajaí, Extremo-Oeste e Litoral Sul serão os mais atingidos pelas altas temperaturas durante os próximos dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As outras regiões do Estado devem registrar temperaturas pouco acima dos 30°C, principalmente na sexta-feira (9), quando toda Santa Catarina vai sentir com mais intensidade a chegada do calor.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, apesar das altas temperaturas ainda não é possível chamar o fenômeno de onda de calor. 

— Para a gente determinar uma onda de calor, é preciso ter pelo menos cinco dias ou mais com temperaturas bem altas e com 2°C acima da média em cada região, o que não é o caso por enquanto — explica. 

Continua depois da publicidade

As temperaturas acima dos 30°C em todas as regiões chegam depois de longos dias de chuva intensa em Santa Catarina. O Estado registrou no início de dezembro a passagem de um temporal que deixou mais de 17 cidades em situação de emergência, sete pessoas mortas e municípios alagados.

Já a partir desta quinta-feira (8), o tempo muda em Santa Catarina e todas as regiões passam a sentir o calor intenso. A massa de ar quente chega em todo o Sul do país, Argentina, Paraguai e Uruguai.

*Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também

Santa Catarina bate recorde de exportações em 2022

Censo em SC alcança 86% da população, mas vê aumento na recusa em responder à pesquisa