Santa Catarina está perto de garantir dois títulos no Circuito Hang Loose Paulista Júnior e Mirim de Surfe, o mais tradicional campeonato do país para atletas com até 18 anos de idade. A quinta e última etapa do circuito será disputada no fim de semana, dias 21 e 22, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). O mais cotado entre os catarinenses é Gustavo Schilickman, que disputa a categoria Iniciantes (até 14 anos).

Continua depois da publicidade

Filho de João Schilickman, um dos mais respeitados shapers (fabricante de pranchas) do Brasil, ele é o atual vice-campeão brasileiro e lidera o ranking do Circuito Hang Loose. Venceu duas etapas, a primeira, em Guarujá, e a terceira, em Santos. Os principais adversários de Gustavo são Wigoly Dantas e Fabrício Caraça.

Na categoria Petit (até 10 anos), outro catarinense bem colocado é Santiago Muniz. Com nove anos, ele ganhou a quarta etapa, mas terá uma disputa dura, principalmente contra Felipe Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo e irmão de Mateus, um dos maiores fenômenos da nova geração.

Ainda nesta categoria, Cauê Wood vem se destacando, mas não tem chances de brigar pelo título. Além de Santiago, a família Muniz estará torcendo pelo irmão mais velho, Alejo, na categoria Estreantes (até 12 anos). Mas Alejo também não tem mais chances de levar a taça, embora houvesse chegado às finais nas três etapas que disputou.

– O Hang Loose é um campeonato aberto e sempre revelou talentos de outros estados. Surfistas destaque como o pernambucano Paulo Moura, que hoje esta no WCT, o potiguar Danilo Costa, outro talento que está indo para o WCT, e o carioca Raoni Monteiro, foram grandes nomes deste campeonato – afirmou o presidente da Federação Paulista de Surfe Silvério Silva.

Continua depois da publicidade

Por duas vezes Santa Catarina conquistou títulos no Circuito Hang Loose Paulista Júnior e Mirim de Surfe. Em 1997, Andreas Eduardo foi campeão júnior. No ano seguinte, Marco Polo faturou a taça nas categorias Junior e Mirim.