Santa Catarina ultrapassou a marca de 200 casos de varíola dos macacos confirmados. Ao todo, são 204 pessoas que contraíram a doença. As informações são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgadas nesta quinta-feira (15). Foram 18 novas confirmações em apenas dois dias.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
SC investiga dez casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças
O Estado recebeu 1.036 notificações, investiga 258 casos e desses, considera 15 prováveis. No boletim semanal divulgado pela Dive na terça (13), os homens somavam 169, e representavam 94% dos doentes. Eram 10 mulheres adultas e três crianças.
Entre as vítimas da doença, 94,6% apresentam erupções cutâneas, ou seja, lesões pelo corpo, e 50,5% apresentam febre.
Continua depois da publicidade
Joinville tem 25 casos confirmados de varíola dos macacos
De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a vigilância de casos de varíola dos macacos, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Piso da enfermagem segue suspenso após STF formar maioria
Sintomas da varíola dos macacos
A varíola dos macacos geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção. A doença é parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível e mortal.
As cidades de SC com os piores índices de vacinação contra a poliomielite
Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.
Veja os principais sintomas:
- erupções cutâneas
- febre
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores nas costas
- dores de garganta
- calafrios
- exaustão
- linfonodos inchados
Continua depois da publicidade