O Brasil disputa a partir de quarta, em Helsinque, na Finlândia, o Aberto Europeu de Atletismo Paraolímpico, principal competição internacional paraolímpica da modalidade na temporada, reunindo cerca de 900 atletas de 48 países. O Brasil participa com 16 integrantes.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina vai contar com três atletas no Europeu: Ádria Santos (cega), Maria José Ferreira Alves (baixa visão) e Gilson dos Anjos (baixa visão). Compõem também a delegação de Santa Catarina o guia de Ádria, Luiz Rafael Krub, o guia de Zezé, Gerson Knitell, e o técnico Amaury Veríssimo.
Ádria já está na Finlândia, onde conquistou um ouro nos 200m rasos, na prova de exibição para atletas paraolímpicos do Mundial de Atletismo, no domingo. Ádria possui no currículo 12 medalhas (quatro ouros e oito pratas) conquistadas em cinco Paraolimpíadas.
Nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, Zezé levou o bronze nos 100m e nos 200m rasos. Na mesma competição, Gilson conquistou uma prata nos 800m rasos. Ambos participaram da terceira etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, no Rio de Janeiro, no fim de semana passado, de onde embarcaram diretamente para a Finlândia nesta terça.
Continua depois da publicidade