Pelos próximos quatro anos, Santa Catarina será representanda na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa apenas por pessoas brancas. O Estado não elegeu nenhum autodeclarado negro para cargos legislativos nas Eleições 2022, realizadas neste domingo (2). O mesmo se repetiu entre candidaturas autodeclaradas pardas, indígenas e amarelas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Ao todo, SC teve 63 candidaturas negras: 41 para deputado estadual, 20 para deputado federal, 1 para vice-governador e 1 para senador. O número representa 6,35% do total de candidatos nestas eleições. Dessas candidaturas, 35 eram de mulheres e 28 de homens.
Já o total de candidaturas pardas foi de 9,98% (61 homens e 38 mulheres), indígenas, 0,4% (quatro mulheres), amarelas, 0,2% (2 homens) e de pessoas brancas, 82,96% (570 homens e 253 mulheres).
Quais partidos ganharam e perderam cadeiras na Alesc em 2022
Continua depois da publicidade
Nesta eleição, pela primeira vez, candidaturas de mulheres e de pessoas negras foram contadas em dobro para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) – também chamado de Fundo Eleitoral. A medida, definida em emenda constitucional, segue em vigor até 2030.
Mulher negra pleteia o cargo de vice-governadora
A única candidata negra para o Executivo de Santa Catarina, Beatriz Vargas, pleteia um lugar no governo de Santa Catarina como vice de Décio Lima (PT). Neste domingo (2), foi definido o segundo turno da eleição entre a candidatura petista e a chapa do senador Jorginho Mello (PL) e da delegada Marilisa, como vice-governadora.
Negros são 1,4% dos eleitos em municípios catarinenses
Em 2020, cerca de 1,42% dos representantes políticos eleitos pelas 295 cidades catarinenses eram negros. Todas se tratavam de vereadores, cargo com mais vagas disponíveis. Um levantamento exclusivo feito pelo Diário Catarinense no dia da Consciência Negra em 2021 mostrou que historicamente as chances não estão a favor de homens e mulheres negros que decidem concorrer a algum cargo político.
Por exemplo, um a cada seis brancos se elegeu a vereador em Santa Catarina na última eleição. Para negros, a proporção salta de um a cada 18 que conseguem alcançar o cargo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Número de abstenções bate recorde nas Eleições 2022 em SC: “Receio do antagonismo”
Deputadas transexuais são eleitas para o Congresso pela primeira vez na história
Orçamento de SC para 2023 tem projeção de crescimento de 16%