Entre sexta e sábado, o P12, em Jurerê Internacional recebe o evento que marca o encerramento da 7ª edição do Santa Catarina Moda Contemporânea. O local, à beira da praia, segue a proposta do projeto, que pretende explorar a cultura do resort como identidade para a moda catarinense.

Continua depois da publicidade

No beach club, foram montadas as tendas Glamping – tendência que mistura linguagens de acampamento e glamour – onde serão instalados os trabalhos das 14 empresas participantes do SCMC.

O evento também conta com projeções de vídeos e Dj set dos convidados DJ Ad, de São Paulo, DJ Stihler e o duo Duh Kotmann e Campari Joy, ambos de Blumenau. Na noite de hoje, a programação é fechada para integrantes do projeto e convidados, que participam do 1º Fórum Internacional de Inovação, Design e Sustentabilidade. Amanhã, sábado, o evento é gratuito e aberto ao público durante todo o dia.

Inovação e competitividade

Continua depois da publicidade

Antecipar tendências de consumo. Promover a integração entre profissionais, estudantes, empresas e instituições de ensino. Fortalecer a indústria catarinense dos setores têxtil e de vestuário.

Esses são os principais objetivos do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), projeto com foco em inovação e parcerias que, em seu sétimo ano, desenvolveu propostas em torno do título Ilha: uma imersão criativa na identidade resort de Santa Catarina.

– Os times se dedicaram a estudar o design de moda de Paris, Nova York, Milão, Tóquio, Londres, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pra entender o que cada um deles tem de conceitos próprios. Com base nisso, em Santa Catarina, o resort wear apareceu como caminho para apostar no desenvolvimento de uma identidade local – explica o diretor criativo do SCMC, Jackson Araujo.

Continua depois da publicidade

A ideia da proposta é explorar aspectos como natureza, esportes náuticos, exotismo da paisagem, sensualidade nativa, gastronomia marítima e outros pontos fortes, naturais da cultura do Estado, para criar um nicho de inovação que identifique a moda de Santa Catarina. A partir do próximo ano, mesmo com a abordagem de novos temas, a intenção, segundo Araujo, é que as empresas continuem lançando minicoleções de resort wear.

Os resultados do estudo, desenvolvidos em projetos de inteligência compartilhada pelos times criativos do SCMC, serão apresentados no evento deste final de semana. Cada grupo é formado por dois estudantes de cursos superiores de moda, dois professores e até cinco membros de diferentes setores da empresa.

O objetivo é selecionar acadêmicos para atuarem junto às marcas na criação e aplicação de novos conceitos. Além disso, a participação no SCMC proporciona experiência industrial de mercado aos estudantes.

Continua depois da publicidade

A aluna do curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Maria Augusta Fagundes, fez parte do time criativo da empresa Lancaster, de Blumenau. O grupo desenvolveu peças em torno do conceito de beach club wear, a moda praia da cultura resort.

– Esse projeto, especificamente, juntou o que a empresa faz de melhor, que é a parte de estamparia, com o que a academia tem a oferecer, que é a criação de produto. Foi muito interessante vivenciar, na prática, aspectos que como estudante não vivenciamos, como questões técnicas e de orçamento – conta.

Criado em 2005, o SCMC é considerado um dos dez maiores eventos de moda do Brasil. Este ano, o projeto conta com a participação de 14 empresas catarinenses _ da estreante Fakini Malhas, de Pomerode, às grandes Dudalina, Karsten e Marisol.

Continua depois da publicidade

Ao lado de nove instituições de ensino superior – Udesc, Grupo Uniassevi, Univali e cinco unidades Senai do Estado – o SCMC promove palestras, workshops e fóruns, além do foco principal nos projetos de inteligência compartilhada.

Agende-se

O quê: evento final do Santa Catarina Moda Contemporânea – ano 07

Quando: hoje (evento fechado) e amanhã (aberto ao público)

Onde: P12 , e Jurerê Internacional (Servidão J. Cardoso Oliveira, s/n.º Lote 3 – Jurerê Internacional, Florianópolis)

Quanto: gratuito

Mais informações no www.scmc.com.br