Uma semana após a liberação do uso de máscaras, o número de casos ativos de Covid-19 continua em queda em Santa Catarina. De acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, neste sábado (19), 6.090 pessoas ainda estavam em tratamento do vírus.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp 

Um ponto que demonstra a queda no número de infecções é a comparação com a situação no início de março. No dia 1º eram 17.596 casos ativos, 11.506 a mais que neste sábado, o que representa um declínio de 65% em dezenove dias. 

> Terceira dose em atraso? Saiba como se vacinar contra Covid em SC

Já se levar em conta o período de um mês, a redução foi de 82%. Em 19 de fevereiro, o Estado acumulava 34.680 casos. O número deste sábado também é o menor desde 4 de janeiro. Na época, Santa Catarina tinha 6.203 ativos.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 266 municípios catarinenses têm casos ativos de Covid-19. Florianópolis lidera a lista com 741, seguida de Chapecó, com 486, e Joinville, com 355. 

Internações também caem em SC 

Outro índice que também tem apresentado queda em Santa Catarina é o de internações em decorrência da Covid-19. Segundo o Painel do Coronavírus, neste sábado, 130 pessoas estavam hospitalizadas em leitos de UTI destinados para tratamento da doença, sendo que 98 eram casos confirmados e 32 suspeitas. 

Em 1º de março eram 214, sendo 189 confirmações e 25 suspeitas – uma queda de 39,25% em dezenove dias. 

> Geração pandemia: os desafios na criação dos 97 mil bebês nascidos em 2020 em SC

A região com o menor número de internados é a Foz do Rio Itajaí. De acordo com o Painel, neste sábado, eram dois pacientes hospitalizados em um leito de UTI Covid. Em contrapartida, o Planalto Norte e Nordeste continuam sendo a região com a maior quantidade: 34 intenações. 

Continua depois da publicidade

A nova matriz de risco potencial para Covid-19, divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), também trouxe um sinal de melhora nos indicadores. Depois de dois meses, Santa Catarina voltou a ter 15 regiões no nível moderado (azul). Outras duas continuam no nível alto (amarelo). 

Desde o início da pandemia, 1.660.250 casos foram confirmados em Santa Catarina. Desses, 21.616 evoluíram para óbito. Só neste sábado, mais quatro mortes foram registradas. 

> Mortes por Covid em SC são 33 vezes maior em idosos sem dose de reforço

Liberação de máscaras ainda gera alerta 

Desde 12 de março o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em Santa Catarina, tanto em ambientes abertos quanto em fechados. A medida, agora, é uma recomendação. Ou seja, a pessoa decide se quer ou não usar o equipamento de proteção. 

Para a liberação, o governo estadual usou como justificativa a queda no número de casos e a atual cobertura vacinal. Porém, especialistas pontuam sobre a manutenção do uso de máscaras, principalmente por pessoas com comorbidades, que não se vacinaram ou com risco de desenvolver alguma forma grave da doença. 

Continua depois da publicidade

— Para essas pessoas ainda se recomenda que se use a máscara em ambientes fechados, principalmente onde ficam confinados, como o transporte público, aviões, e também dentro de serviços de saúde. É uma questão de pesar o risco-benefício. O Estado agora está facultando à pessoa tomar a própria decisão — afirma a infectologista Carolina Ponzi. 

Leia também: 

SC tem o pior desempenho de vacinação de crianças entre estados do Sul

Ministro da Saúde volta atrás e afirma que casos da variante Deltacron ainda estão em análise

SC tem cidade turística que não quer o turismo