A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu prorrogar até o dia 15 de abril a suspensão de cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados de Santa Catarina. Os procedimentos estavam suspensos por uma portaria com validade até esta quarta-feira (31), mas a prorrogação por mais duas semanas foi confirmada pela pasta devido ao momento da pandemia em SC.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Com medicamentos 400% mais caros, governo de SC pede investigação sobre preços na pandemia

Além das cirurgias eletivas, na rede pública também foi prorrogada a suspensão das consultas e exames eletivos, que não envolvem procedimentos de urgência e emergência.

Segundo a SES, as cirurgias que já estavam agendadas nos hospitais para o período da suspensão não serão canceladas. Os pacientes serão chamados para uma nova data assim que a situação da pandemia permitir.

Continua depois da publicidade

O adiamento tem ocorrido na rede pública nos últimos meses, mas passou a afetar também os hospitais particulares no início de março. A alta no número de casos de Covid-19 e um possível desabastecimento de medicamentos são apontados como justificativa para a ação.

A suspensão envolve todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral, os que usam de sedativos e anestésicos intravenosos e os que impliquem na reserva de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cirurgias de emergência seguem autorizadas.

Ainda vivendo a situação de lotação nos leitos de UTI, Santa Catarina tem atualmente 290 pacientes com Covid-19 aguardando por uma vaga, conforme o boletim desta quarta (31).

Leia também

Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

Continua depois da publicidade

Estado atingiu o maior número de mortes em um mês de crianças de até 9 anos por complicações do coronavírus

Santa Catarina oficializa critério que define quem tem direito a leito de UTI quando há lotação