O governo de Santa Catarina vai liberar, a partir do dia 21, o funcionamento de hotéis e pousadas com 100% da capacidade de atendimento ao público. Será a primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus, em março, que os estabelecimentos poderão ter lotação máxima. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) e vem no momento em cerca de 90% dos leitos de UTI para adultos em SC estão ocupados.
Continua depois da publicidade
> Vacina da Covid-19 em SC: o que se sabe até agora sobre os planos de imunização
> Moradora de SC joga máscaras pela rua após flagras de desrespeito; veja vídeo
Segundo o Estado, o objetivo é “reduzir a hospedagem clandestina” nos estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos turistas. Os hotéis e pousadas abertos terão que respeitar normas como o uso de máscara, a disponibilização de álcool em gel e ainda deverão evitar aglomerações.
O governador Carlos Moisés disse que “os empresários serão parceiros na fiscalização”, e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, destacou que as normas foram criadas em conjunto entre o Turismo e a Saúde:
Continua depois da publicidade
— Levamos em conta o equilíbrio necessário para esse momento entre a economia do turismo e a saúde de quem está diretamente ligado ao setor.
> SC estima vacinar menos de 40% da população em 2021
> Quem são os artistas e os famosos que morreram de Covid-19
Os hotéis e pousadas interessados também poderão participar do programa Viaje+SC, lançado pelo governo para valorizar os estabelecimentos que seguem boas práticas sanitárias. Três selos serão entregues pelo Estado aos locais que cumprirem as medidas contra a Covid-19, dependendo do nível de atenção.
O governo de SC trabalha ainda nas outras normas que deverão guiar a temporada de verão no Estado. Por enquanto, a permanência de pessoas na faixa de areia nas praias está proibida, embora os registros de espaços lotados no Litoral tenham se tornado comuns nas últimas semanas de calor.
Leia também
Praias em SC deverão ter máscara obrigatória e distanciamento entre guarda-sóis
Continua depois da publicidade
Profissionais do entretenimento fazem manifestação contra as novas restrições do setor em SC
Governo de SC detalha volta às aulas em nova portaria
Médico investigado em Joinville foi flagrado entrando no motel em horário de trabalho