Santa Catarina lançou o programa Resposta SC+, nesta terça-feira (18), com objetivo de ajudar os refugiados climáticos que vieram do Rio Grande do Sul. Nessa etapa, a ênfase é na inserção no mercado de trabalho por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o governo do Estado, o público-alvo são principalmente os municípios da macrorregião Sul de Santa Catarina, que receberam o maior número de famílias gaúchas. Após o lançamento, foi feita uma capacitação para os técnicos das prefeituras voltada à inserção dos gaúchos na plataforma Emprego Já.

Número de mortes pelas enchentes no RS sobe para 177

— Um trabalho conjunto e muito importante para apoiar nossos vizinhos gaúchos, que sofreram tanto com o desastre climático no Rio Grande do Sul, para que possam recomeçar aqui em Santa Catarina — disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Continua depois da publicidade

Resposta SC+ 

O Resposta SC+ é uma iniciativa que reflete o desdobramento das ações da SAS em apoio as vítimas do Rio Grande do Sul. Para participar, a pessoa deve acessar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e preencher o formulário que o encaminhará ao mercado de trabalho, por meio de um sistema integrado com a Fiesc. Para isso, os técnicos dos Cras, e de outros equipamentos de Assistência Social, que atendam esse público, serão capacitados.

Desde maio as equipes da SAS se mobilizaram para prestar auxílio aos gaúchos que vieram para Santa Catarina. Foram realizados o envio de um formulário on-line para todos os municípios catarinenses com o objetivo de mapear as necessidades das regiões, em especial as que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, além de visitas presenciais nessas regiões.

Leia mais

Catarinenses se unem para ajudar irmãos gaúchos em meio a tragédia: “A hora é agora”

Como doar mantimentos e produtos ao RS