O empreendedorismo cultural em Santa Catarina vai ganhar um aliado a partir de hoje. Trata-se do lançamento do programa Catarina Criativa, em Florianópolis, que tem como objetivo auxiliar empresas de economia criativa na elaboração de produtos voltados para o mercado do entretenimento.

Continua depois da publicidade

Na primeira fase do programa serão contemplados empreendedores e estudantes da indústria criativa que atuam com produção audiovisual para TV, cinema, games e aplicativos para tablets e smartphones. Os interessados vão participar de oficinas, cursos e consultorias com aceleradoras, que irão ajudar na concepção de produtos voltados para o mercado de entretenimento.

– Os empreendedores culturais são muito bons no desenvolvimento de projetos, mas não têm uma visão de mercado. E é justamente para suprir essa demanda que o programa pretende atuar, para ajudar a escrever um plano de negócios – destaca o diretor do Instituto Sapientia, Carlos Eduardo Somaggio.

Somaggio diz ainda que o fortalecimento e a consolidação do polo de economia criativa catarinense dependem da existência de casos de sucesso locais. Para atrair produções nacionais e do exterior, o Catarina Criativa vai estruturar uma agência local (Film Commission) que buscará colocar o Estado no circuito de locações para filmes, novelas, séries, documentários e comerciais de TV.

Continua depois da publicidade

– Iniciativas deste porte movimentam diversos setores da economia como rede hoteleira, restaurantes, locação de veículos, além de gerar trabalho e renda para costureiras, marceneiros, motoristas, cozinheiros e muitos outros profissionais – acrescenta.

Embora as datas das oficinas ainda sejam indefinidas, o diretor do Instituto Sapientia adianta que as cidades contempladas serão:

– Florianópolis

– Blumenau

– Chapeco

– Lages

O quê:Lançamento do Programa Catarina Criativa

Data: 14 de agosto de 2013

Horário: 15 h

Local: Auditório Floripa Interativa no Sapiens Parque, na Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Canasvieiras, Florianópolis

Continua depois da publicidade