O governo de Santa Catarina lançou nesta quinta-feira (8) um programa para oferecer cursos técnicos a alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas estaduais. O Catarinense Técnico (Catec) deve disponibilizar vagas em 10 formações profissionalizantes diferentes nas 728 escolas da rede estadual de ensino que possuem Ensino Médio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O lançamento ocorreu em evento na manhã desta quinta com a presença do governador Jorginho Mello, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. O investimento estimado pelo Estado no novo programa é de R$ 200 milhões ao ano. A expectativa é de que o programa ofereça até 40 mil vagas já neste ano.

As aulas nos cursos profissionalizantes começam já em 4 de março. As matrículas vão ocorrer entre os dias 21 e 23 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Educação, os alunos vão cursar o ensino curricular durante um período do dia e o ensino técnico no contraturno. A alimentação e o transporte dos estudantes serão custeados pelo Estado.

Os novos cursos serão oferecidos dentro do espaço da própria escola em que os alunos estudam. Apesar disso, parcerias com instituições do sistema S (como Senai e Senac), universidades e outras instituições que oferecem cursos técnicos não estão descartadas na sequência do programa.

Continua depois da publicidade

Os cursos têm carga horária de 800 horas e poderão ser feitos ao longo de um ano. Com isso, cada aluno do Ensino Médio poderá cursar até duas formações de ensino profissionalizante — uma durante o 2º ano e outra durante o 3º ano do Ensino Médio.

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, lembrou que o Estado tem hoje menos de 13% dos jovens de 14 a 19 anos matriculados em cursos técnicos. Segundo ele, a intenção do Estado é elevar esse índice para auxiliar as famílias e também o sistema produtivo do Estado.

Aumento de vagas no ensino técnico

A secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, explicou que o programa espera atingir até 40 mil vagas de ensino técnico até o fim de 2024, número que pode aumentar nos próximos anos.

Atualmente, o Estado tem 12 mil estudantes em cursos profissionalizantes, todos concentrados nas 20 unidades do Centro de Educação Profissional (Cedup) da rede estadual. A diferença representa uma variação de 233% no número de vagas oferecidas ao fim deste ano.

Continua depois da publicidade

— O aluno vai para o mercado de trabalho com ensino médio e até dois cursos profissionalizantes, com a mesma idade. Vamos elevar a régua da educação de SC — elogiou a secretária-adjunta.

Cursos do Catec em SC

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Contabilidade
  • Técnico em Comércio
  • Técnico em Comércio Exterior
  • Técnico em Qualidade
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Marketing
  • Técnico em Vendas
  • Técnico em Transações Imobiliárias

Leia também

Alho puxa fila do aumento nos alimentos e cesta básica fica mais cara em Joinville

“Meu Deus, uma urna de morto!”: cinzas deixadas em bar de Itapema viram pavor a empresário