Quatro casos da hepatite misteriosa foram notificados em Santa Catarina e são investigados pelo Ministério da Saúde. Outras duas suspeitas no Estado foram descartadas pela pasta. Segundo o MS, há um caso provável da doença em Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Até esta terça-feira (7), foram notificados 107 casos da hepatite no Brasil. Destes, 36 foram descartados, um é considerado caso provável e outro é suspeito. Outros 69 permanecem em investigação.
O estado com maior número de notificações é São Paulo (16), seguido por Minas Gerais (9) e Ceará (8). O Ministério não divulgou a idade, estado de saúde e nem o município de origem dos casos investigados em Santa Catarina.
Em março, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar e acompanhar os casos de hepatite. A sala conta com a participação de técnicos do Ministério, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), além de especialistas convidados.
Continua depois da publicidade
O que é a hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Entre os vírus que causam a doença estão o A, B, C, D e E.
Também há hepatites autoimunes, que são doenças crônicas onde o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.
A hepatite de etiologia desconhecida em crianças é considerada incomum, já que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Dados preliminares apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.
Entre os principais sintomas da doença estão vômitos, diarréias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Em caso de suspeita, as crianças devem ser levadas imediatamente para o hospital, a fim de avaliação e tratamento.
Continua depois da publicidade
Leia também
Faltam pediatras na rede pública em SC; entenda
Um em cada quatro municípios está em alerta máximo para Covid-19 em SC; veja lista
Municípios de SC têm 1,7 milhão de doses para ampliar vacinação contra gripe