Santa Catarina investiga três mortes por suspeita de dengue. Os casos foram registrados em Blumenau (1) e Palhoça (2), município da Grande Florianópolis que concentra mais de 650 casos da doença. A informação é do Bom Dia SC, da NSC TV.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Estado já confirmou uma morte pela doença. A vítima é uma mulher de 34 anos, moradora do bairro Trindade, em Florianópolis. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não informou quando saberá se os casos foram mesmo provocados pela dengue.
A situação da dengue em Santa Catarina é monitorada com alerta pelo governo do Estado. Isso porque são 145 dos 295 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A maioria deles se concentra no Oeste, Norte e Litoral. Até o momento 1.330 foram infectadas no Estado.
Em entrevista ao Bom Dia SC, da NSC TV, nesta segunda-feira (13), o superintendente de saúde do Estado, Fábio Gaudenzi, disse que a preocupação é de que os casos neste ano sejam mais graves.
Continua depois da publicidade
— O que nós estamos vendo neste ano é que, embora a gente ainda não tenha um número de casos correspondente ao mesmo período do ano passado, temos menos casos agora, nós estamos vendo casos mais graves, inclusive já com óbitos — disse Gaudenzi.
O médico e superintendente disse que o Estado está mobilizado para tentar trazer vacinas, quando possível, para os catarinenses. Neste momento à liberação para o uso no país, mas falta a confirmação dos trâmites para compra.
Outra ação que vem sendo tomada pelo Estado é a atualização dos valores disponibilizados para contratação de agentes de endemias. Existe, segundo Gaudenzi, uma defasagem no número de profissionais que atuam na linha de frente da prevenção.
*Com Eduarda Demeneck
Leia também
Entenda por que cidade da Grande Florianópolis tem metade dos casos de dengue de SC
Mulher de 34 anos é a primeira morte por dengue em Florianópolis em 2023