Doze casos de reinfecção pelo novo coronavírus são investigados em Santa Catarina. A análise é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Desde novembro do ano passado foram encaminhadas 16 amostras de SC para o laboratório. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) nesta terça-feira (2).
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Para confirmar a reinfecção é preciso que o paciente apresente o vírus em resultados de dois exames, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção. Até o momento, o Brasil tem confirmados cinco casos de reinfecção pelo coronavírus.
O superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, afirma ser vital identificar e monitorar esses casos:
— A ocorrência de casos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov-2 é um evento raro, e que deve ser investigado com o máximo de cautela, seguindo os protocolos definidos. A caracterização desses eventos é fundamental para orientar a adoção de medidas de vigilância, prevenção e assistência a casos de Covid-19 — diz.
Continua depois da publicidade
Além dos casos de reinfecção, o Estado também investiga a contaminação por uma variante do vírus. Segundo Macário, seis casos foram identificados em SC. Dois foram descartados e quatro aguardam resultados.
Um protocolo foi criado para que as equipes de Vigilância em Saúde identifiquem pessoas com sintomas e histórico de viagens para estados da região Norte do Brasil e de outros países como África do Sul e Reino Unido.
> Quando receberei vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina?
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, detalhou o protocolo ao colunista Ânderson Silva. Segundo ele, assim que é identificada a suspeita, uma amostra é coletada e enviada à Fiocruz.
Continua depois da publicidade
Motta disse ainda que o Estado faz sua parte com qualidade do diagnóstico precoce, tratamento adequado, monitoramento e rastreabilidade.
Leia também:
Segunda dose da vacina Coronavac é enviada às cidades de Santa Catarina
SC tem o menor número de casos ativos de covid-19 desde novembro
Joinville fecha janeiro como o mês com mais mortes por coronavírus