A vacinação em massa contra a Covid-19 nas cidades de Santa Catarina que fazem fronteira com a Argentina começou na quinta-feira (22). Cerca de 25 mil doses foram distribuídas para 10 municípios do Oeste aplicarem na população de 18 a 39 anos com o objetivo de conter o avanço das novas variantes do coronavírus. As informações são do G1.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As cidades de Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis estão aplicando a vacina em todas as pessoas adultas. As doses específicas para esse público chegaram na terça-feira (20) em Santa Catarina.
Julia Cristina da Rosa, estudante de medicina, foi uma das primeiras a tomar a vacina na quinta-feira. Aos 22 anos, ela soube que a cidade de Dionísio Cerqueira estava oferecendo as doses para outros públicos e não perdeu tempo.
— Muitas pessoas não tiveram o privilégio de poder se vacinar e a gente está tendo isso. Então, todos têm que se vacinar, todos têm que vir, isso é muito importante — disse a jovem ao G1.
Continua depois da publicidade
O secretário de saúde de Dionísio Cerqueira, Deniz da Rocha, explica que a expectativa é fazer a imunização de todo o grupo adulto em um mês — até 22 de agosto. O número de vacinados em cada município deve ser inserido diariamente em um painel do Ministério da Saúde para controle.
> Joinville atinge 100 mil casos confirmados de coronavírus
> Terceira dose da vacina contra Covid será necessária?
— Assim como o Estado, o Ministério Público quer ter transparência e ter em tempo quase que real essa vacinação — disse o secretário.
Ações similares serão realizadas nos municípios do Brasil que fazem fronteira com Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.
Quantitativo de doses por município:
- Bandeirante: 764 doses
- Belmonte: 878
- Dionísio Cerqueira: 4.960
- Guaraciaba: 3.144
- Itapiranga: 6.151
- Paraíso: 932
- Princesa: 1.043
- Santa Helena: 677
- São José do Cedro: 4.529
- Tunápolis: 1.381
Continua depois da publicidade
> Variante Delta: tudo o que se sabe sobre a cepa da Covid
Covid-19 em SC
Santa Catarina registrou 1.098.579 diagnósticos positivos para Covid-19 deste o início da pandemia, segundo o Painel do Coronavírus do NSC Total. A doença causou 17.707 mortes.
No momento, 15.306 pessoas estão contaminadas com Covid-19 no Estado. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 adulto está em 79,89%.
Até terça-feira (20), 4.597.585 doses de vacina contra a Covid-19 haviam sido aplicadas no Estado, contando dose 1 e 2, além de dose única.
Leia também
Acompanhe todas as notícias das Olimpíadas de Tóquio
Maior cidade de SC atinge 100 mil casos de Covid-19
“Presença diária na Joaquina”, diz amigo sobre surfista morto