Santa Catarina ganhou 58.253 novos jovens de 16 e 17 anos que poderão votar nas eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/SC), em setembro, havia 15 mil adolescentes com título de eleitor, nesta quinta-feira (5), o número tinha saltado para 73.253.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Ao todo, Santa Catarina tem 5.291.652 eleitores e eleitoras. Em novembro de 2020, após as eleições municipais, o eleitorado total era de 5.205.931 pessoas. De acordo com o TRE/SC, os números ainda são provisórios, pois grande quantidade de solicitações ainda precisa ser processada, e a relação oficial do eleitorado será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de julho.
> País ganhou 2 milhões de eleitores entre 16 e 18 anos, diz Fachin
Nos últimos 30 dias, 173.311 pessoas foram atendidas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Desse total, 55.108 pedidos foram para fazer o primeiro título de eleitor e 90.503 para transferência de domicílio eleitoral.
Continua depois da publicidade
O prazo para tirar e regularizar o título de eleitor se encerrou na quarta-feira (4). Novas emissões e alterações só poderão ser feitas em 8 de novembro, após a eleição, quando o sistema será reaberto, de acordo com o TRE. As solicitações como emissão de certidões continuam disponíveis aos eleitores pela internet.
O título de eleitor baixado pelo aplicativo e-Título serve como documento oficial para fins eleitorais, mesmo que não tenha a foto do eleitor. Além disso, segundo o TRE, o e-Título é a segunda via do documento, que deixou de ser impresso pelos cartórios eleitorais.
Leia também
Sem água, luz e telefone: ciclone deixa cidade de SC isolada
Ciclone afeta equipamento de controle da correnteza no Porto de Itajaí
Enxurrada arrasta carro e mata homem em Urubici; vídeo mostra alagamentos